• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Curso Educação Financeira fecha segunda etapa do Programa de Preparação para a Aposentadoria
    Última atualização: 23/05/2024 às 16:19:00



    O curso Educação Financeira, ministrado pela economista Caroline Carneiro, marcou o final da segunda etapa do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5. O treinamento começou na última terça-feira (21/05) e foi encerrado nesta quinta-feira (23/05). O objetivo da capacitação foi alertar os(as) servidores(as) para a necessidade de se manter uma boa saúde financeira antes e depois da aposentadoria.

    O treinamento abordou assuntos como: decisões não racionais e desvios de lógica; arquitetura de escolhas; psicologia do dinheiro; bem-estar financeiro; e liberdade financeira. Segundo o diretor de Gestão de Pessoas do TRF5, Onaldo Mangueira, o curso tem sido bem recebido pelos(as) servidores(as) e traz todas as orientações necessárias para um bom planejamento financeiro. “O objetivo é que o(a) servidor(a) possa realizar seus sonhos da maneira como planejou”, explicou. 

    A economista buscou trabalhar aspectos como tomadas de decisões, conhecimento dos atalhos mentais usados diante do confronto entre razão e emoção, além de procurar formas de entender melhor o comportamento e o relacionamento das pessoas com o dinheiro, a fim de iniciar uma jornada de bem-estar financeiro. “O curso foi voltado ao planejamento para a aposentadoria, uma área da Educação Financeira que não se resume à elaboração de planilhas, mas serve para entender como o contexto, as emoções e até as outras pessoas influenciam esse momento”, disse.

    Para Caroline Carneiro, a maior dificuldade enfrentada pelas pessoas na hora de se aposentar é a falta de conhecimento em relação ao seu próprio comportamento financeiro: não saber quanto gasta, onde gasta e como gasta. Além disso, a palestrante afirmou que a questão não é o quanto se ganha, mas como se lida com o que se ganha. “Não existe uma cultura de educação financeira. As pessoas têm dificuldade de falar sobre o assunto”. 

    O diretor do Núcleo Administrativo do TRF5, Ricardo Bouwman Filho, que está prestes a entrar para a inatividade, disse que o treinamento foi um aprendizado proveitoso. “As experiências relativas às questões comportamentais e à administração do orçamento são enriquecedoras para quem está próximo de se aposentar, um momento de emoções mistas, que variam entre a animação e a ansiedade”, confessou Bouwman. 


    Por: Divisão de Comunicação Social TRF5





    Mapa do site