Última atualização: 18/10/2023 às 17:34:00
Acabou hoje (18), na Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), o 1º Treinamento Básico de RPVs e Precatórios. O evento, que teve início na última segunda-feira (16), reuniu servidores das áreas de precatórios e de auditoria interna do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 e dos Tribunais Regionais Federais da 2ª e 4ª Regiões (TRF2 e TRF4). O curso foi voltado à gestão e controle de recursos financeiros junto ao Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAF).
De acordo com organizador do evento e diretor da Diretoria de Precatórios do TRF5, Jaelson Ferreira, a oferta para este tipo de treinamento é muito escassa, por conta disso, houve a necessidade da criação deste curso. “Os servidores lidam com um nível alto de informatização dos processos em uma área sensível. É preciso mitigar riscos, difundindo conhecimento“, justificou.
O treinamento foi ministrado pelo supervisor da Seção de Pagamentos de Precatórios do TRF1, Wesmar José Lopes, e os principais temas abordados foram as listas de processos e as relações de beneficiários. Segundo Wesmar, que atua há 14 anos na área, o objetivo é facilitar noções básicas a quem está começando a trabalhar na área e reciclar o conhecimento dos mais experientes. “Até então, os conhecimentos eram passados de servidor a servidor. Por isso, surgiu a necessidade deste primeiro treinamento, que abrange os níveis básico e intermediário”, explicou.
A supervisora da Seção de Pagamento de Precatórios do TRF5, Kary Aquino, é uma das alunas do curso. Ela considerou a experiência muito proveitosa, revelando que teve a oportunidade de tirar muitas dúvidas. “ Mesmo familiarizada com o sistema, sempre há dúvidas, e foi uma oportunidade de aprender a lidar com os procedimentos mais complexos, de formas diferentes”, comemorou.