Última atualização: 15/08/2023 às 13:05:00
Em menos de dois meses, dados demonstram que a integração das ferramentas AJG (Assistência Judiciária Gratuita) e Prevjud ao sistema Processo Judicial Eletrônico versão 2.x (PJe 2.X), utilizado nos Juizados Especiais Federais (JEFs) da 5ª Região, foi acertada. As estatísticas do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 apontam que, via AJG, 17.275 advogados voluntários e dativos, peritos, tradutores, intérpretes e curadores foram nomeados para atuar em processos que tramitam na Justiça Federal da 5ª Região (JF5). Os números também mostram que 1.589 solicitações de pagamentos foram efetuadas. Já o PrevJud possibilitou as juntadas de 16.101 dossiês médicos e de 47.447 dossiês previdenciários.
A iniciativa faz parte de uma série de melhorias que estão sendo implantadas no Pje 2.X pelo TRF5, visando a imprimir maior eficiência aos procedimentos e facilitar a experiência dos usuários; tanto uma ferramenta quanto a outra foram adicionadas ao sistema em junho de 2023.
O PrevJud, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), permite ao Judiciário o acesso a informações previdenciárias e o envio automatizado de ordens judiciais ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e o AJG, que é integrado ao Sistema Eletrônico de Assistência Judiciária Gratuita da Jurisdição Federal, administrado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), permite a designação e o pagamento de peritos e advogados dativos.
Relembre:
Perícias judiciais: TRF5 integra PJe 2.x ao sistema AJG/JF
PrevJud: TRF5 integra mais um serviço ao PJe 2.X