Menu para dispositivos móveis
Fechar menu
  • Fale com a Ouvidoria
  • Memórias do Programa de Estágio de Nível Médio ganham espaço especial no site do TRF5
    Última atualização: 11/02/2022 às 16:16:00


    Durante o lançamento da página, Sônia Paes, que coordenou o projeto por 24 anos, foi homenageada pela Corte

    Há 24 anos nascia o Programa de Estágio de Nível Médio do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5. O ciclo do projeto se fechou em 2021, mas as ações, os aprendizados, os ensinamentos e todos os bons frutos colhidos ficarão eternizados na história da Corte. Nesta sexta-feira (11), o TRF5 lançou a página oficial do Projeto Semeando o Futuro - Memória do Programa de Estágio de Nível Médio do TRF5, um reconhecimento de um trabalho pautado pela responsabilidade e pelo desejo de justiça social. Mais do que uma oportunidade de experiência profissional para a entrada no mercado de trabalho, o Programa, que acolheu quase mil estudantes entre os anos de 1997 e 2021, preparou jovens oriundos de áreas de vulnerabilidade social e econômica para o exercício da cidadania. 

    A diretora do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos (NDRH) do TRF5, Isaura Aragão, realizou uma breve apresentação da página, que faz uma verdadeira viagem à história do Programa, desde o seu início, em agosto de 1997, até 2021. Nela, o usuário encontra uma linha do tempo, fotos, vídeos e vários depoimentos de magistrados, servidores e dos estudantes que fizeram parte do projeto. Um dos destaques do material são os números do programa: uma pesquisa com um universo de 100 jovens mostrou que 61% daqueles que passaram pelo Tribunal concluíram o ensino superior, sendo outros 22% que chegaram a ingressar na universidade. E mais: mesmo com o cenário de pandemia, 94% dos entrevistados estão empregados. O usuário pode acessar todos os detalhes do projeto clicando na aba Institucional>Memorial, no site do TRF5. 

    Apesar da constante colaboração de magistrados, diretores e servidores, o sucesso do Programa não seria possível sem uma peça fundamental, que tem nome e sobrenome: Sônia Paes. A “Dona Sônia”, como ela era conhecida pelos estudantes, está se aposentando das atividades no Tribunal, mas dedicou sua vida ao projeto e esteve à frente dos trabalhos durantes os 24 anos de existência do Programa, acolhendo os jovens como se fossem seus filhos. Por isso, ela recebeu uma homenagem, com entrega de flores e depoimentos de vários integrantes do Tribunal. 

    O presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, não esteve presente à homenagem, mas enviou uma mensagem oficial de agradecimento para Sônia. “Sua trajetória foi de fundamental importância para o bom funcionamento da Justiça Federal da 5ª Região, notadamente pelo seu trabalho de forma ética, ao implementar o programa destinado a estudantes secundaristas de baixa renda que, além do incremento na força de trabalho do tribunal, possibilitou o aprimoramento na formação de centenas de jovens, muitos dos quais inseridos no mercado de trabalho após o período de estágio”, salientou o magistrado. 

    O diretor da Subsecretaria de Pessoal, Onaldo Mangueira, também falou sobre o papel de Sônia na formação dos adolescentes. “Vimos pelo Memorial o legado que o Programa vai deixar. É uma satisfação enorme ver pessoas que vieram de camadas mais pobres da sociedade conquistarem uma ascensão social a partir de um estágio realizado aqui no Tribunal, sob a orientação e a tutela de Sônia, por quem eles tinham um respeito imenso”, destacou Mangueira. 

    Da mesma forma, a chefe de Gabinete da Presidência, Mariângela Barros, agradeceu pelo trabalho desenvolvido por Sônia. “Agradecemos pela bonita trajetória que foi construída e desejamos felicidade na nova vida”. Já Nancy Freitas falou sobre a saudade da colega. “Fico triste pela partida dela do Tribunal, porque Sônia entrou junto comigo, estávamos juntas no nosso primeiro dia de trabalho aqui”, declarou. Rodrigo Souza, que já foi menor aprendiz do TRF5 e hoje trabalha como terceirizado na Corte, também homenageou a antiga coordenadora. “Foi uma honra, um prazer muito grande trabalhar com Dona Sônia. Hoje, ela é minha melhor amiga”. 

    Emocionada, Sônia agradeceu a homenagem e destacou o trabalho em equipe das diversas áreas do Tribunal. “Todo o mérito deste programa não foi da coordenação, foi do time de servidores do Tribunal. A convivência aqui no TRF5, a solidariedade e a empatia foram transformadores na vida desses jovens”. 

    O Programa de Estágio de Nível Médio foi criado durante a gestão do desembargador federal Francisco Falcão, em 1997. Nasceu com o objetivo de acolher jovens com idades entre 15 e 16 anos oriundos de escolas públicas e integrantes de famílias de baixa renda, para iniciarem a formação profissional. Durante o período em que estavam trabalhando no Tribunal, os estudantes participavam de reuniões socioeducativas, de cursos e capacitações e tinham as notas escolares monitoradas. Além disso, a coordenação do Programa mantinha contato constante com as famílias dos adolescentes.  

    Prêmio – O Projeto Semeando o Futuro - Memória do Programa de Estágio de Nível Médio do TRF5 está concorrendo ao Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, cujo resultado será divulgado durante o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, que será realizado de 10 a 13 de maio, no Recife/PE. A premiação concedida pelo Conselho Nacional de Justiça contempla práticas que contribuem para a preservação, valorização e difusão dos bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário e a promoção dos direitos humanos. 


    Por: Divisão de Comunicação Social - TRF5





    Setor Responsável pelo Conteúdo

    Divisão de Comunicação Social

    Fechar mapa
    Mapa do site