Última atualização: 21/02/2025 às 16:55:00
Durante três dias (19 a 21/02), os(as) novos(as) servidores(as) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, empossados(as) em virtude do último concurso público, participaram do programa de acolhimento da Corte. A ação, que foi conduzida pela Divisão de Desenvolvimento Humano (DDH), visa a facilitar o processo de adaptação, oferecendo uma visão sistêmica do Tribunal. Os encontros aconteceram no edifício-sede do TRF5.
No primeiro dia, os(as) recém-chegados(as) receberam informações sobre a história e a composição da Corte; a estrutura organizacional; o planejamento estratégico; e o Plano de Logística Sustentável. A diretora da DDH, Isaura Rodrigues, recepcionou o grupo e lembrou que a posse é resultado de todos os esforços e investimentos em dinheiro e tempo de estudo. Ela ressaltou que o plano de acolhimento faz parte de um programa em construção, que busca criar uma trilha de formação, de maneira colaborativa, com todas as áreas do Tribunal envolvidas. Rodrigues falou, também, da felicidade pela chegada de novos(as) servidores(as). “O novo traz oxigênio e nos faz recordar o momento em que chegamos”, afirmou.
A quarta-feira (19/02) também foi marcada pela apresentação da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação do TRF5 (CPAMAS). Ao final do encontro, a diretora-geral do TRF5, Telma Motta, fez uso da palavra e se emocionou ao falar da importância da renovação do quadro funcional da Corte. “O Tribunal é um prédio, a administração são os cargos, mas quem faz o TRF5 somos nós. Então, somos nós que temos que fazer a diferença, seja no serviço mais simples ou no mais complexo”, destacou a diretora-geral.
A quinta-feira foi dedicada a assuntos como vida funcional, incentivos à qualificação, desenvolvimento na carreira, direitos, deveres e benefícios. Foram apresentadas informações sobre o Código de Ética e Conduta; horário e frequência; remuneração; Adicionais de Qualificação (AQs); reembolso de pós-graduação; plano de capacitação; avaliação de desempenho funcional; férias e licenças; e auxilio pré-escolar. Também estiveram na pauta das reuniões de acolhimento orientações referentes ao plano de saúde próprio do Tribunal (TRFMED), com informações sobre planos, reembolso e programas, além de esclarecimentos sobre a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Funpresp-Jud).
O último dia da programação foi destinado à apresentação dos portais do TRF5 na internet e intranet, bem como dos sistemas utilizados nas atividades da Corte, como o Processo Judicial eletrônico (PJe), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SARH). Ao final do acolhimento, o grupo visitou o Memorial do TRF5 e algumas unidades da Corte.