• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Em sessão do Pleno, Edilson Nobre se despede da Presidência do TRF5
    Última atualização: 30/03/2023 às 16:39:00



    O desembargador federal Edilson Pereira Nobre Júnior, participou, nesta quarta-feira (29/3), de sua última sessão do Pleno como presidente do Tribunal Regional Federal da Quinta Região – TRF5. Ele deixará o cargo na próxima segunda-feira, 3 de abril, encerrando um período de dois anos à frente da Corte.

    Ao final da sessão, realizada de forma presencial, Edilson Nobre mostrou-se grato aos colegas de Corte pelo apoio que recebeu ao longo de sua gestão. “Gostaria de agradecer a confiança que eu tive, e foi uma confiança irrestrita, uma confiança que eu até nem merecia tanto, mas eu a obtive deste Tribunal”, declarou.

    Conhecido por sua tranquilidade e cordialidade, Edilson Nobre foi homenageado pelos colegas presentes à sessão, que destacaram a forma democrática com que o presidente conduziu sua gestão administrativa, sempre consultando os demais a respeito das decisões a serem tomadas. Os desembargadores federais Alexandre Luna e Élio Siqueira, que integram a atual Mesa Diretora como vice-presidente e corregedor-regional, respectivamente, também foram elogiados pelos colegas.

    Os membros da Corte elencaram diversos pontos altos da administração do atual presidente. Entre eles, a condução do processo de ampliação da Corte, com a estruturação dos novos Gabinetes – suplantando as limitações de verbas e quantitativo de servidores –; a gestão do Tribunal em tempos de pandemia e a realização de obras estruturais no edifício-sede. Os desembargadores ressaltaram também o trabalho dos juízes federais auxiliares da Presidência que atuaram neste biênio: Marco Bruno Miranda, Hallison Bezerra e Luiz Bispo.

    O Ministério Público Federal (MPF), representado na sessão pelo procurador regional da República Antônio Carlos Barreto Campello, também parabenizou Edilson Nobre, ressaltando a cordialidade e atenção dispensada por ele às instituições parceiras.

    O Presidente – Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – onde, hoje, é professor titular –, o natalense Edilson Nobre ingressou na magistratura federal em 1992 e foi promovido a desembargador federal, pelo critério de merecimento, em julho de 2010. Ele foi eleito pelo Pleno do TRF5 em dezembro de 2020, por aclamação, para comandar a Corte durante o biênio 2021-2023, sucedendo o desembargador federal Vladimir Carvalho.

    Nova gestão – O desembargador federal Fernando Braga Damasceno assumirá a Presidência do TRF5, na próxima segunda-feira (3/4), às 17h. A posse será realizada no salão do Plenário do Tribunal, situado no edifício-sede da Corte. Integrarão, também, a nova Mesa Diretora, a desembargadora federal Germana Moraes (vice-presidente) e o desembargador federal Leonardo Carvalho (corregedor-regional).


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site