• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Diálogos Essenciais: combate ao racismo abre ciclo de palestras
    Última atualização: 30/03/2023 às 14:48:00



    A Justiça Federal da 5ª Região (JF5) realizou, nesta quinta-feira (30), a primeira de uma série de palestras sobre assuntos urgentes e necessários, dentro do projeto “Diálogos Essenciais”. O combate ao racismo inaugurou o ciclo de debates, com exposição da professora Márcia Guena, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Juazeiro. O evento, que ocorreu de forma on-line, através do Microsoft Teams, também foi uma homenagem ao Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial, celebrado no último dia 21/03.  

    Guena abordou diversas questões ligadas ao tema, entre elas o impacto do racismo sobre a juventude negra no Brasil e o papel da comunicação na manutenção do racismo. Durante a apresentação, a professora citou alguns nomes que são referências no assunto, como bell hooks, Sueli Carneiro, Ângela Davis, Luiza Bairros e Lélia Gonzalez, bem como livros, filmes, músicas e portais que tratam sobre o tema. 

    Para a professora, a informação e o conhecimento da história são necessários para combater a problemática. “Essa palestra é importante, porque as pessoas precisam ter letramento racial. Não vamos compreender o racismo sem a formação de políticas internas nas instituições”, declarou.  

    A próxima palestra do projeto “Diálogos Essenciais” está prevista para acontecer em abril e deve abordar o tema “Promoção à liberdade religiosa e combate à intolerância”. 

    Diálogos Essenciais  

    O projeto “Diálogos Essenciais” integra o Plano Regional de Capacitação de servidores e servidoras da JF5 para o ano de 2023, com o objetivo de desenvolver a conscientização e competências de servidores(as) acerca de assuntos sensíveis, previstos em resoluções e recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Serão debatidos temas como: promoção à liberdade religiosa e combate à intolerância; combate ao racismo; prevenção e enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação; respeito LGBTQIA+; combate ao suicídio; e enfrentamento da violência contra a mulher.  

    As palestras serão realizadas ao longo de 2023, através de plataformas on-line


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site