• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Divulgação do Prêmio iGovJF5 e de boas práticas marcam Encontro de Diretores da Área Judiciária
    Última atualização: 28/03/2023 às 19:03:00



    Compartilhamento de ideias, horizontalização do conhecimento, integração, multiplicação de aprendizado, trabalho em rede. Qualquer dessas expressões resumem bem o Encontro de Diretores da Área Judiciária da Justiça Federal da 5ª Região (JF5), que foi realizado nesta terça-feira (28), de forma on-line. Em uma ação inédita, os gestores das Seções Judiciárias vinculadas se reuniram para uma grande troca de experiências, com apresentações de boas práticas adotadas em cada unidade. 

    O juiz federal auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, Marco Bruno Miranda, abriu a programação e foi o responsável por conduzir o Encontro. O magistrado ressaltou que não é necessária complexidade para que uma ação seja considerada uma boa prática. “Inovação de verdade é feita com coisa muito simples, com ideias que sejam efetivamente transformadoras”, avaliou. As apresentações iniciaram com a Seção Judiciária de Alagoas, seguida do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe e Paraíba.  

    O presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, prestigiou o evento e disse estar orgulhoso de todas as pessoas envolvidas no projeto. “O nosso grande objetivo é impulsionar e aperfeiçoar o exercício da atividade jurisdicional. Espero que esse trabalho continue, que a Justiça Federal vá sempre se aperfeiçoando, de maneira que possa dar uma resposta rápida e eficiente àqueles jurisdicionados que dela esperam a resolução de seus pleitos. Só tenho que elogiar e desejar que esse trabalho seja perene”, declarou Nobre. 

    Após a apresentação de cada Seccional, o público escolheu a melhor iniciativa adotada pela unidade. Ao final das exposições, cada uma das Seções Judiciárias tinha uma boa prática escolhida. Mais uma vez, o público votou e elegeu o projeto Clique Junte, da Justiça Federal em Alagoas, como a melhor prática na 5ª Região. Em segundo lugar, ficou o projeto da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, Inteligência artificial na triagem, e, em terceiro, BOTs para automação de atividades repetitivas inicial, da Seccional paraibana.  

    O corregedor-regional Élio Siqueira Filho encerrou o evento, parabenizando os participantes. “Quando a atual gestão assumiu, um dos compromissos foi o compartilhamento dessas experiências, dessas boas práticas, para que aquilo que está dando certo seja reproduzido. Nós temos problemas complexos na Justiça Federal, e as soluções precisam ser coletivas, pensadas e debatidas com a participação de todos e todas que vivenciam esses problemas em suas unidades de trabalho”, celebrou. 

    Relatório de Boas Práticas  

    O Encontro coroou um projeto que nasceu em 2022, a partir das ideias dos juízes federais Marco Bruno Miranda e André Granja, diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas. Os magistrados sugeriram que as melhores ações implantadas em cada Seccional fossem reunidas em um relatório, a fim de que o material fosse disseminado regionalmente. A tarefa de percorrer toda a 5ª Região e compilar as informações do documento foi realizada pelos servidores da Seção Judiciária de Alagoas Felipe Barbosa, Gustavo de Melo e Igor Andrade. 

    Prêmio iGovJF5 

    No início da programação, os participantes acompanharam a divulgação do resultado do Prêmio iGovJF5. O destaque foi para as Seções Judiciárias do Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe, que alcançaram a pontuação necessária para receberem o título “Gestão de Excelência da JF5”. 

    O Prêmio iGovJF5 foi instituído em abril do ano passado, através da Portaria nº 71/2022, da Presidência da Corte, com o objetivo de incentivar e reconhecer práticas de gestão nos órgãos da JF5 que estejam alinhadas com as diretrizes organizacionais estabelecidas para o ciclo estratégico 2021-2026, além de fomentar o aperfeiçoamento em governança e gestão. 

    Através da estratégia de gamificação (que utiliza elementos de jogos para estimular o trabalho, onde os participantes ganham pontos), os órgãos da JF5 foram avaliados em sete áreas: Gestão Colaborativa, Gestão do Conhecimento, Gestão de Processos, Gestão de Riscos, Gestão de Aquisições, Gestão de Pessoas e Metodologias Ágeis. 

    Confira o resultado em cada uma das categorias: 

    Gestão do Conhecimento 

    Nesta categoria, alcançaram a pontuação máxima (10 pontos) as Seções Judiciárias da Paraíba (SJPB), Rio Grande do Norte (SJRN) e Sergipe (SJSE). 

    Metodologias Ágeis 

    Alcançaram a pontuação máxima (10 pontos) o TRF5 e as Seções Judiciárias do Ceará (SJCE), Pernambuco (SJPE), Rio Grande do Norte SJRN e Sergipe SJSE. 

    Gestão das Aquisições 

    Alcançaram a pontuação máxima (15 pontos):  TRF5, SJCE, SJPB, SJRN e SJSE.  

    Gestão de riscos

    Nessa categoria, as Seções Judiciárias de Alagoas, Ceará e Sergipe alcançaram a maior pontuação, com 13 pontos.  

    Gestão Colaborativa 

    A SJCE também foi a maior pontuadora, com 22 pontos, obtendo o título de Destaque nesta dimensão da governança na JF5.  

    Gestão de Pessoas 

    A JFSE foi a que conquistou mais pontos, 8, sendo o órgão destaque nesta dimensão. 

    Gestão de Processos 

    Nessa categoria, a JFRN terminou na frente e ficou em destaque, com 15 pontos.  

     

     


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site