• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • NAS divulga informativo sobre relação entre o sono e a Odontologia
    Última atualização: 23/03/2023 às 17:34:00



    Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado no último dia 20 de março, e à Semana Nacional do Sono, comemorada no período de 13 a 19 deste mês, o Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 divulgou um texto que aborda a relação entre o sono e a Odontologia. O material destaca algumas causas e consequências de um sono de má qualidade. Além disso, o NAS disponibilizou, também, uma cartilha com informações sobre o tema. Confira: 

    O sono e a Odontologia, uma parceria que dá certo! 

    O período de 13 a 19 de março de 2023, no qual se comemora a Semana Nacional do Sono, foi marcado por intensas atividades de conscientização sobre a importância do tema. Mas, você sabia que a falta do sono, ou um sono não reparador, é um problema de saúde pública? 

    O sono é um processo fisiológico (natural) fundamental para regulação de diversas funções do nosso organismo. Por mais que pareça algo simples, o sono é um comportamento de extrema complexidade. Não é exagero afirmar que sua importância é vital. 

    No mundo globalizado, onde há pouco espaço para o descanso, a privação do sono constitui fator estressante e atinge índices alarmantes nos dias atuais. Estudos indicam que, nos últimos 50 anos, o tempo de sono foi reduzido em cerca de duas horas por noite. Até mesmo nossas crianças e adolescentes têm sido afetados. Em vários países, mais de um quinto das crianças relatam sentirem-se cansadas quase todos os dias, por dormirem tarde e acordarem cedo para ir à escola. 

    A privação de sono causa grande desequilíbrio no nosso ritmo circadiano (ciclos biológicos), constituindo grande fonte de estresse, afetando vários sistemas do nosso corpo, causando desordens diurnas, cefaleias matinais, sonolência excessiva, fadiga, prejuízos na concentração e memória, falta de energia, irritabilidade, queda na libido, impotência, entre outros. 

    Essa condição, inerente à vida moderna, tem grande repercussão na percepção da saúde e bem-estar, refletindo-se diretamente na qualidade de vida e, por consequência, no desempenho do trabalho. 

    Outras causas da dificuldade com o sono 

    As dificuldades com o sono não são resultado, unicamente, do estilo de vida. Diversas podem ser as causas de perturbações do sono. A doença mais comum relacionada ao sono é a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). 

    A síndrome da apneia obstrutiva do sono é uma doença crônica, com alto índice de morbidade e mortalidade. É causada pela obstrução das vias respiratórias superiores, seja de maneira parcial ou total. A origem pode ser genética, funcional ou anatômica, e essa condição pode ser agravada por fatores de risco como o envelhecimento e a obesidade.  

    O processo de envelhecimento está intimamente ligado ao relaxamento da musculatura da língua e da mandíbula durante o sono. Essa obstrução pode provocar roncos primários (sem interrupção do fluxo do ar), pausas na respiração e redução dos níveis de oxigênio no sangue, trazendo risco à vida. 

    Vários estudos relacionam como principais complicações associadas à síndrome a hipertensão arterial, doenças cardíacas, diabetes, refluxo gastroesofágico, acidente vascular cerebral e, até mesmo, a morte. 

    Apesar de sua prevalência e importância clínica, a SAOS ainda é subdiagnosticada. Isso implica dizer que há um grande número de pacientes sem tratamento e com a qualidade de vida comprometida. 

    Diagnóstico 

    O diagnóstico da SAOS é feito por meio de questionários, exames físicos e confirmado com a polissonagrafia. O tratamento é multidisciplinar e deve ser individualizado e acompanhado por profissionais capacitados. 

    Existem várias formas de intervir no controle e tratamento da SAOS, sendo que as duas principais terapias com alto índice de sucesso são o uso de máscara nasal com pressão de ar positiva contínua - CPAP e o uso dos aparelhos intraoral de avanço mandibular, conhecido como AIOs. 

    Os AIOs têm alcançado resultados satisfatórios em pacientes com apneia leve a moderada e são planejados e acompanhados por profissionais capacitados em Odontologia do Sono. Seu sucesso se dá especialmente por sua alta tolerabilidade, em função de sua fácil adaptação e praticidade, tornando-se uma importante opção de tratamento. Nos casos de apneia grave, são muitas vezes associados ao CPAP. Seu uso tem sido indicado por médicos e cirurgiões-dentistas especialistas em sono de todo o mundo. 

    E você, percebe algum dos sintomas descritos? 

    Sabia que os exames periódicos em saúde podem ajudar a diagnosticar os distúrbios do sono? Não deixe de participar, a equipe de médicos e cirurgiões-dentistas do NAS terá imensa satisfação em colaborar com sua saúde e qualidade de vida! 

    Confira abaixo a “Cartilha do Sono” 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 (com informações no Núcleo de Assistência à Saúde do TRF5)



    Mapa do site