• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Janeiro Branco – Uma página em branco para uma nova história de vida
    Última atualização: 16/01/2023 às 14:20:00



    No mês em que se celebra a campanha Janeiro Branco, movimento nacional que faz uma alerta para a importância e cuidados com a saúde mental, o Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 publica um texto sobre o tema. Confira a mensagem do NAS: 

    “O calendário com seus doze meses do ano, orienta e organiza nossas atividades pessoais, de trabalho e estudo, dentre outros. Dentro desta lógica, se o mês de dezembro fecha o ano e consequentemente um ciclo em nossas vidas, para muitos é o momento de fazer um “balanço da vida”, tomar decisões pessoais e profissionais que repercutem em todo o ano seguinte, reorganizando agendas, rotinas e as atividades de vida e trabalho como um todo. Desta forma, você já desejou se programar para novos projetos e a esperança de dias melhores para o novo ano que chega foi mote em reuniões sociais de confraternizações de Natal e final de ano com familiares, amigos e colegas de trabalho. 

    E assim chega todo janeiro! Esse mês que abre um novo ciclo de doze meses em nossas vidas precisa trazer esperança. E como, de fato, o mês de janeiro inicia sempre um novo ano em nossa existência, você pode estar se perguntando: por que escolher este mês para alertar e cuidar da saúde mental? Abaixo, você encontrará uma citação encontrada na página do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) de 2022, cujo lema foi O mundo pede saúde mental

    ´O mês de janeiro pode ser encarado por muitos como uma página em branco para escrever uma nova história de vida. Pensando nisto, o mês foi escolhido por profissionais da área de psicologia para conscientizar sobre o cuidado com a saúde mental. A campanha Janeiro Branco surgiu no Brasil em 2014 e este ano o lema principal é o mundo pede saúde mental´ (Ana Carolina Abiahy, publicado: 18/01/2022, no site do Instituto Federal da Paraíba – IFPB). 

    Claro que a pandemia da Covid-19 alertou e chamou mais a atenção para a importância de discutirmos esse tema, mas o Janeiro Branco data de 2014 e já apontava a necessidade de não mais negligenciar nosso bem-estar e qualidade de vida, já chamando atenção para a importância de toda a vida e vida com qualidade!  

    Quantos de nós, a partir da experiência das inúmeras perdas trazidas pela pandemia e dos lutos associados, pela primeira vez, compreendeu a importância do autocuidado e da busca por qualidade de vida? Quantos de nós se abriu para a aceitação da ajuda profissional e descobriu que pode viver melhor após um processo de psicoterapia?  

    Convidamos a todos a refletir, nesse novo início de ano, sobre quais ações podem ser inseridas no cotidiano de cada um, com o objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida, como realização de atividades físicas de forma regular, práticas de meditação, yoga, leitura, desfrutar de períodos de lazer, entre outros”. 


    Por: Núcleo de Assistência à Saúde do TRF5





    Mapa do site