• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 cria Programa de Preparação para Aposentadoria
    Última atualização: 13/12/2022 às 14:19:00



    Finalizar o ciclo de uma vida dedicada ao trabalho nem sempre é tarefa fácil. Aposentar-se é um direito, que garante o encerramento das atividades laborais, mas também pode representar um período marcado por mudanças na rotina. Para uns, a aposentadoria é sinônimo de tranquilidade e usufruto de uma etapa importante da vida; para outros, pode causar tristezas e inabilidade para lidar com o excesso de tempo livre. O certo é que, em qualquer um dos casos, desfrutar desse período requer preparação e planejamento. Considerando esses fatores e conhecendo seu quadro de pessoal, que possui 17% do corpo funcional composto por servidores e servidoras com mais de 60 anos, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 decidiu criar o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA).   

    O objetivo é oferecer um espaço no tempo para informação, debate e reflexão sobre o assunto, visando a contribuir com magistrados(as) e servidores(as), a fim de que tenham uma boa qualidade de vida durante a aposentadoria. A ideia é realizar ações de incentivo a diversas atividades, como empreendedorismo, voluntariado e cuidados com a saúde, além de oferecer orientações para a melhoria dos relacionamentos familiares e afetivos, através de palestras, rodas de conversa, cursos, oficinas, plantão de educação financeira, webinários, campanhas, entre outras. Inicialmente, o PPA será destinado a pessoas com mais de 50 anos.  

    Apesar de ainda estar na fase inicial de estruturação, o Programa já é uma realidade na Corte. O Tribunal instituiu um Grupo de Trabalho e contratou uma empresa de consultoria especializada no tema, para diagnosticar, estruturar e implantar o projeto. Já foram realizadas duas reuniões entre as equipes, nas quais foram definidos, entre outros pontos, o escopo de trabalho e a metodologia utilizada para a realização de uma pesquisa, que será aplicada a servidores(as) e magistrados(as) em fevereiro de 2023. A ideia é analisar algumas questões importantes, como vulnerabilidade econômica, física, mental e social, bem como fragilidade na autoestima e na autoimagem.  

    Após a coleta dos dados, serão definidas ações específicas, voltadas para as necessidades do público abrangido pelo Programa. Além disso, há a previsão para que a empresa contratada ofereça treinamento para a equipe técnica do TRF5, com abordagem de temas como: etapas do PPA; apresentação do Programa; técnicas de divulgação e sensibilização junto ao público-alvo; e estratégias de avaliação, acompanhamento e revisão de Programas. 

    Números 

    Atualmente, o TRF5 conta com 125 servidores(as) com idade superior a 60 anos, o que corresponde a 17% do corpo funcional. Além disso, uma parcela significativa da força de trabalho da Corte encontra-se em abono permanência: cerca de 112 servidores(as), o equivalente a um percentual de 15%. 

    Grupo de Trabalho 

    Instituído através da Portaria nº 332/2021, da Diretoria Geral do TRF5, o Grupo de Trabalho para planejamento do PPA é composto por integrantes de diversas áreas: Presidência, Diretoria Geral, Secretaria Administrativa, Núcleo de Assistência à Saúde, Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Seção de Aposentadorias e Pensões, Núcleo de Cerimonial e Relações Públicas e Divisão de Comunicação Social. Além disso, a equipe conta com a participação de um servidor aposentado e um representante da Associação dos Servidores da Justiça Federal do Estado de Pernambuco (Asserjufe-PE). 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site