• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Encontro de Juízes Federais da 5ª Região volta a ser realizado depois de 10 anos
    Última atualização: 17/11/2022 às 22:00:00


    Evento acontece de hoje a sábado (19), em João Pessoa

    Mais de 80 magistradas e magistrados federais se reuniram, na tarde de hoje (17), para a abertura do XI Encontro de Juízes Federais da 5ª Região, que acontece até sábado (19), em João Pessoa/PB. Com o tema “A formação de juízes como instrumento de evolução da jurisdição”, o evento é promovido pela Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), com apoio do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 e da Seção Judiciária da Paraíba (SJPB). A jornada de aprendizado marca a retomada do Encontro de Juízes da 5ª Região, cuja última edição ocorreu há 10 anos, em Maceió/AL.

    A abertura do seminário foi conduzida pelo presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, pelo desembargador federal Rogério Fialho, pelo diretor da SJPB, juiz federal Manuel Maia, e pelo diretor do Núcleo Seccional da Esmafe/PB, juiz federal Bianor Arruda. 

    Fialho, paraibano, se encarregou de dar as boas-vindas aos participantes. “Tenho a certeza de que os palestrantes vão acrescentar algo aos saberes dos magistrados e das magistradas, de modo que o evento venha a contribuir, pela importância dos temas tratados, para o aperfeiçoamento da qualidade excepcional da jurisdição que vem sendo prestada pela 5ª Região”. O diretor do Foro da SJPB, Maia, endossou as boas-vindas: “A Seção Judiciária da Paraíba, com alegria, recebe a todos e a todas e se coloca à disposição para o sucesso do evento”.  

    Nobre, por sua vez, destacou a realização do Encontro em um cenário de arrefecimento da pandemia da Covid-19. “Eu não esperava que um momento como esse voltasse a acontecer. Que a gente possa não só aproveitar a possibilidade de formação, mas a oportunidade do congraçamento”, celebrou. 

     

    Reencontro e aprendizagem 

    Durante três dias, juízas e juízes federais farão uma imersão em temáticas importantes à atividade judicante dos novos tempos, como inovação, ecossistemas digitais, metaverso e visual law, sem deixar de lado assuntos necessários, como justiça e injustiça e equidade de gênero, entre outros. “Trata-se da retomada do reencontro. Não é só um evento para tratar de temáticas específicas, mas temáticas que precisam ser debatidas nesse momento pós-pandêmico. O tema do evento, ‘formação de juízes como instrumento de evolução da jurisdição’, fala justamente disso, da evolução da jurisdição de acordo com essa nova realidade virtual, que se formou durante a pandemia e que a ainda deixa dúvidas sobre o amanhã”, avaliou o juiz federal Bruno Teixeira, diretor do laboratório de inovação da SJPB. 

    O primeiro palestrante do evento, Rennan Hannouche, engenheiro da computação, criador de várias startups, dentre elas, o Gravidade Zero, falou sobre o “Ecossistema para o Ser Digital”, abordando a necessidade de conexões, da humanização, do aprimoramento das gestões do conhecimento e de pessoas e do incentivo à inovação para ampliar o alcance da prestação jurisdicional. “Muitas vezes, a Justiça Federal acaba funcionando como uma clínica geral e, apesar de cada caso ser um caso, dá para enriquecer a inteligência coletiva, com a consciência da inovação como motor da transformação do todo”, assegurou Rennan. 

    Em seguida, a fundadora e diretora de negócios da WeGov, Gabriela Flores Tamura, apresentou a jornada de inovação que a 5ª Região fez nos últimos dois anos, ao desenvolver programas como o HubJus e a Oficina de Laboratoristas. 

    Segundo Gabriela, ao todo, foram formados 62 facilitadores, com o objetivo de incrementar e dar suporte aos projetos inovadores idealizados e desenvolvidos pelos servidores e servidoras da 5ª Região. Além disso, a WeGov apoiou o TRF5 na organização do Prêmio Ridalvo Costa, entregue hoje, dentro da programação do XI Encontro

    Amanhã (18), mais quatro assuntos devem ser colocados em pauta, com as palestras “O juiz pesquisador”; “Testemunhando a Injustiça: problemas centrais”; "Julgamento com Perspectiva de Gênero: problemas centrais”; e a oficina “Ideathon”. Esta última terá início no hotel, ainda de manhã, e continuidade no período da tarde, na Subsede da SJPB, no edifício Duo Corporate Towers (DCT).

    Fechando o encontro, no dia 19, serão debatidos assuntos relacionados às práticas de inovação e inteligência da 5ª Região, além de “Jurisdição inclusiva e interdisciplinaridade”.

    A íntegra da programação de hoje está disponível no canal da Esmafe no YouTube

     


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site