• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 adere à campanha “Novembro Azul Diabetes”
    Última atualização: 10/11/2022 às 15:50:00



    Considerando o crescimento do número de casos de diabetes e pré-diabetes em escala mundial e a importância da prevenção da doença entre o corpo funcional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, o Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) da Corte aderiu à campanha Novembro Azul Diabetes. O objetivo do movimento é levar informações úteis para toda a população sobre a patologia e estimular o autocuidado. Assim, o NAS reuniu orientações importantes sobre prevenção, sintomas e cuidados. 

    O diabetes é uma doença crônica, na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz, acarretando elevação nos níveis de glicose no sangue. 

    No início da doença, a maioria dos pacientes não tem sintomas significativos. Assim, é recomendado o rastreamento do diabetes com a realização de exames laboratoriais em todas as pessoas acima de 45 anos e naqueles com fatores de risco, independentemente da idade. 

    Os sintomas geralmente aparecem quando os níveis de glicose estão mais elevados e podem ser: aumento da micção, da sede e da fome; visão embaçada; perda de peso sem explicação; fadiga; infecções frequentes ou presença de feridas de cicatrização lenta. 

    Níveis consistentemente elevados de glicose no sangue podem levar a outras doenças graves que afetam o coração, os vasos sanguíneos, os olhos, os rins e nervos, além de risco maior de desenvolver infecções. Os pacientes que conseguem manter um bom controle da glicose têm uma marcante redução no risco de desenvolver tais complicações.  

    Por isso, o diagnóstico precoce e tratamento adequado são muito importantes para o restabelecimento dos níveis de glicose no sangue dentro de faixa recomendada, promovendo melhora da qualidade de vida e reduzindo o risco de complicações graves da doença. 

    Através do Exame Periódico de Saúde (EPS), a equipe médica do NAS solicita os exames necessários para rastreamento do diabetes e fornece informações para prevenção da doença. Além disso, orienta os pacientes sobre necessidade de acompanhamento multidisciplinar regular e sobre o uso correto das medicações. 

    Para esclarecimentos de quaisquer dúvidas, o NAS disponibiliza o seguinte telefone para contato: 3425.9296.  


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 / Núcleo de Assistência à Saúde (NAS)





    Mapa do site