• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Estagiária do TRF5 é campeã brasileira de natação
    Última atualização: 07/11/2022 às 17:43:00



    Conciliar trabalho, estudos e uma vida de atleta não é tarefa fácil. Que o diga Maria Eduarda Soriano Santos, estagiária do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5. Sem perder o foco nas atividades que desempenha no gabinete do desembargador federal Roberto Wanderley Nogueira e dedicada aos estudos para concluir o curso de Direito, ela brilha, também, em outra área, para além das leis: na natação. Tanto que, no último final de semana, sagou-se campeã da IX Copa Brasil Interclubes de Águas Abertas, que foi realizada em Caraguatatuba/SP. O esporte é realizado em ambientes naturais, como mares, rios e lagos.  

    Disputando na categoria Sênior, Maria Eduarda foi ouro na prova dos 5km (1h02min31seg), dos 2,5km (36min11seg) e dos 1,5km (20min26seg). Os resultados mantiveram a nadadora no primeiro lugar do ranking nacional da Copa Brasil. Além disso, ela conquistou o terceiro lugar na classificação geral no feminino, entre todas as categorias.  O próximo desafio será em dezembro, na etapa que será realizada em Inema/BA. 

    Maria Eduarda, que integra o TRF5 desde 2021 e cursa o 8º período do curso de Direito, começou a nadar aos cinco anos de idade e, com sete, já disputava os primeiros campeonatos. Hoje, aos 21 anos, ela encara uma rotina intensa de treinamentos (com uma média de quatro horas diárias de exercícios, de segunda a sábado), estágio e estudos. Apesar disso, ela não pensa em abdicar de nenhuma das atividades e vê na natação algo que vai além da mera prática esportiva. “O esporte ensina a ter disciplina, a regular os horários, a saber que tem um momento certo para cada coisa”, declarou.  


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site