• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Outubro Rosa: NAS faz alerta sobre o Câncer de Mama
    Última atualização: 06/10/2022 às 16:17:00



    O câncer de mama é o primeiro tipo de câncer que mais atinge as brasileiras, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma, representando 29,7% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA) que prevê, ainda, o surgimento de cerca de 60 mil novos casos por ano, somente no Brasil. 

    Considerando as estatísticas, o Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 acredita que é fundamental promover o acesso a informações de qualidade e a exames específicos para que o rastreamento da doença seja feito de forma correta. E, aderindo à campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é promover uma conscientização sobre o câncer de mama, o NAS reuniu informações importantes sobre o tema.  

    Em estágios iniciais, os tumores são muito pequenos e, na maioria das vezes, não é possível localizá-los somente pelo toque. Sinais como alteração na textura da pele, no mamilo e lesões maiores geralmente aparecem quando o tumor já está em fase mais avançada. 

    A mamografia é o exame mais indicado para detecção precoce do câncer de mama, pois é capaz de identificar os nódulos quando estão ainda bem pequenos, em fase inicial. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a realização de mamografia anual em mulheres a partir dos 40 anos de idade, como forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas. 

    Se você está na faixa etária indicada para o rastreamento, não deixe de fazê-lo. Quando o tumor é diagnosticado em fase inicial e tratado adequadamente, há aumento das chances de cura. No Exame Periódico de Saúde são fornecidas orientações e a requisição para realização da mamografia. 

    A Equipe médica do NAS se mantém à disposição em caso de dúvidas e necessidade de orientações adicionais, através do ramal 9296. 

    A imagem que ilustra esta matéria foi cedida pela artista Carol Menezes (Instagram: @carolquarela)


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 (Com informações do Núcleo de Assistência à Saúde - NAS)





    Mapa do site