• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH) é apresentado no TRF5
    Última atualização: 26/09/2022 às 17:21:00



    Representantes do Conselho da Justiça Federal (CJF) e diretores de áreas estratégicas do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 se reuniram, na manhã desta segunda-feira (26), no Laboratório de Inovação do TRF5, para uma apresentação do Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH). Desenvolvido pelo TRF4, o SERH foi aprovado pelo Colegiado do Conselho, por meio da Resolução CJF nº 696/2021, com objetivo de ser utilizado como um sistema corporativo nacional e única ferramenta informatizada para a gestão do quadro de pessoal do CJF e da Justiça Federal de 1º e 2º graus. A previsão é que seja implantado em todos os órgãos até dezembro de 2026.  

    A apresentação do SERH foi conduzida pelo coordenador da Comissão de Implantação do SERH do CJF, Frederico Augusto Costa de Oliveira. Durante o encontro, ele explicou a diretores e diretoras de áreas estratégicas da Corte as vantagens da utilização do sistema e as próximas etapas de implantação do SERH. Segundo ele, entre os benefícios, está a otimização do uso de recursos humanos e dos recursos orçamentários (o projeto deverá proporcionar uma economia de pelo menos R$ 60 milhões para toda a Justiça Federal); o aumento da capacidade de entrega do sistema; a melhoria na qualidade e na padronização dos processos; e o desenvolvimento colaborativo. 

    O secretário-geral do CJF, juiz federal Daniel Marchionatti Barbosa, que também participou da reunião, avaliou o trabalho colaborativo em torno do SERH como um passo importante para a Justiça Federal. “A parceria da 5ª Região tem sido fundamental. Eu sei que os recursos são limitados, especialmente nessa área de informática, e, ainda assim, tem feito um esforço para estar conosco nesse desenvolvimento. Acho que vamos ter, muito brevemente, um ganho grande em escala de processo, de desenvolvimento, de uniformização da gestão de Recursos Humanos em todo o país”, comentou Marchionatti. “A gente sabe da vocação que o TRF5 tem para inovação, o cuidado com os processos de trabalho. Está sempre pensando fora da caixa, fazendo algo novo, algo diferente, e fazendo o melhor com o pouco que tem. Sabemos que é uma Região com poucos servidores, mas que faz uma entrega relevante”, elogiou. 

    Também participaram da reunião o juiz-auxiliar da Presidência da Corte, Luiz Bispo; o diretor-executivo de Planejamento e de Orçamento do CJF, Gustavo Bicalho Ferreira da Silva; a diretora-geral do TRF5, Telma Motta; a diretora de Tecnologia da Informação da Corte, Fernanda Montenegro; o diretor de Gestão de Pessoas, Onaldo Mangueira; o diretor da Secretaria Administrativa, Marcelo Nobre; o diretor de Orçamento e Finanças, Sebastião Campelo; e a diretora executiva do TRFMED, Juliene Tenório, entre outros. 

    Treinamento 

    Até a próxima sexta-feira (30), 13 servidores do Conselho e dos Tribunais Regionais Federais da 2ª, 3ª 4ª e 5ª Regiões, que atuam como desenvolvedores, participam de uma imersão no Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH). O treinamento está sendo realizado na Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe). As boas-vindas do encontro foram feitas pelo diretor de Gestão de Pessoas, Onaldo Mangueira, e pela diretora de TI, Fernanda Montenegro.  

    Para Onaldo Mangueira, a implantação do SERH é prioridade, não só para o TRF5, mas para toda a Justiça Federal. “O evento é de muita importância, uma vez que outras imersões estão acontecendo em outros Tribunais. Agora, ao ser realizada dentro da 5ª Região, ela vai integrar mais o nosso pessoal junto ao do Conselho e a outros TRFs”, comemorou. 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site