• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Estagiários são homenageados pelo TRF5
    Última atualização: 18/08/2022 às 21:00:00



    Uma tarde descontraída para celebrar novos amigos e compartilhar experiências. O evento comemorativo ao Dia do(a) Estagiário(a) no Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, promovido pela Divisão de Desenvolvimento Humano (DDH), contou com a participação de magistrados, diretores e, claro, os(as) principais homenageados(as) do dia 18 de agosto. As comemorações incluíram, além de sorteios de brindes e lanche, muitas “selfies” em uma visita especial ao heliponto da Corte. 

    A diretora da DDH, Isaura Aragão, que abriu o evento, celebrou “o sangue novo da casa” e lembrou que muitos dos estudantes que estavam presentes – todos de nível superior - chegaram ao Tribunal durante a pandemia. Mais do que uma data comemorativa, seria o momento de conhecer um pouco mais sobre os colegas. O desempenho dos estagiários durante o trabalho remoto também foi destacado pela diretora-geral do TRF5, Telma Motta. “Ajudou muito a colaboração de vocês”, elogiou.  

    Estagiando há pouco mais de um ano no TRF5 e atuando na área de gestão de dados e de projetos, junto à Diretoria Geral, o estudante de Engenharia da Computação Lucas Lima, 19 anos, ingressou no Tribunal durante a pandemia. Para ele, o trabalho presencial fez a diferença. “Sinto que conheço mais as pessoas e o trabalho”, disse. 

    Durante o evento, o diretor de Pessoal, Onaldo Mangueira, disse aos(às) homenageados(as) que é sempre uma satisfação ouvir de pessoas que passaram pela Corte sobre a experiência de ter estagiado no Tribunal. “Todos aqueles com quem a gente conversa, e a própria avaliação que fazem aqui, é de que o estágio no Tribunal é sempre de grande valia e de grande aprendizado, independente da área em que atuam, seja na de engenharia, psicologia, administração, e, principalmente, na área fim do tribunal, que é a de direito”, pontuou. 

    Histórias 

    O final do evento foi marcado por uma conversa informal com participação dos desembargadores federais Edilson Nobre (presidente do TRF5) e Élio Siqueira (corregedor-regional), além dos juízes federais auxiliares da Presidência, Marco Bruno Miranda e Luiz Bispo. Os magistrados contaram um pouco sobre suas experiências e lembraram do tempo em que estagiaram na Justiça Federal, como foi o caso do desembargador federal Edilson Nobre e o juiz federal Luiz Bispo.  

    “Foi um período muito bom na minha vida, porque podia juntar os estudos com o aprendizado prático”, lembrou o presidente. Ele também fez questão de elogiar a importância da atuação dos estudantes na Corte. “Logo que cheguei no tribunal, sempre tive muita atenção com os estagiários. E os que estiveram aqui sempre me ajudaram muito, com tarefas de gabinete, votos de embargo de declaração, votos em processos mais complicados. Isso soma bastante à força de trabalho”, ressaltou. 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site