• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Familiares e magistrados se despedem do desembargador federal emérito Ubaldo Ataíde Cavalcante
    Última atualização: 07/07/2022 às 17:49:00



    Familiares, amigos, desembargadores, juízes federais, servidores e admiradores do desembargador federal emérito Ubaldo Ataíde Cavalcante compareceram, na tarde de hoje (7), ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, para se despedir do magistrado, cujo velório aconteceu no edifício-sede da Corte. Ele faleceu na madrugada desta quinta-feira, em decorrência de problemas no coração. O sepultamento ocorreu à tarde, no cemitério Morada da Paz, em Paulista/PE.  

    Muito emocionado, o neto do desembargador, Lucas Weber, ressaltou que sempre o teve como uma inspiração de vida. “Era íntegro, honesto, amoroso, bondoso. Sempre estará vivo, nos nossos corações e na nossa memória, como uma pessoa calorosa, que gostava de abraçar as pessoas, partilhar a palavra de Deus. Só tenho a agradecer por tudo ele que fez na minha vida, me incentivando nos estudos e no trabalho. Foi um paizão pra mim. Foi um avó-pai”, relatou. 

    O desembargador federal Manoel Erhardt, que foi contemporâneo de Ubaldo Cavalcante, quando ambos eram titulares da 3ª e 8ª Varas da Justiça Federal de Pernambuco, respectivamente, destacou que o magistrado “era um homem iluminado, de espírito simples”. Segundo Erhardt, além de bastante competente, era uma pessoa agregadora, que sempre tratou, com excelência, colegas e servidores. “É uma grande perda para a magistratura, para o meio jurídico brasileiro”, lamentou. 

    Aprovados juntos no concurso para juiz federal em Pernambuco, em 1984, o desembargador federal emérito do TRF5 Francisco de Queiroz Cavalcanti também elogiou a dedicação à vida pública do magistrado. “Sempre foi uma pessoa de integridade ímpar, de dedicação ao trabalho, correto com os colegas. Sem dúvida, para nós, foi uma perda muito grande. Lamento demais a ida de uma pessoa com o perfil de Ubaldo”, disse. 

    O também desembargador federal emérito do TRF5 Lázaro Guimarães contou que conheceu Ubaldo Cavalcante, ainda nos anos de 1980, em Brasília. “Ele era promotor de Justiça e eu, juiz de Direito do Distrito Federal. Trabalhamos juntos na Circunscrição de Taguatinga e fizemos amizade que se prolongou no tempo. Em abril de 1989, fui encontrá-lo como juiz federal em Pernambuco. Tenho profunda gratidão ao amigo que, na solenidade de entrega definitiva da sede da Seção Judiciária de Pernambuco, pediu a palavra para lembrar que aquele edifício fora adquirido na minha gestão, na Presidência do TRF5. Deus receba esse excepcional magistrado e ser humano”, comentou. 

    Generosidade e humildade 

    Entre os servidores que o conheciam, e que compartilharam a rotina e demandas diárias do gabinete do desembargador, Ubaldo Cavalcante será lembrado pela serenidade e o cuidado dispensado a todos, sem distinção.  

    Dezessete anos trabalhando ao lado do magistrado, até a sua aposentadoria, a servidora Simone Pontes Chateubriand disse ter sido um privilégio conviver com o desembargador. “Ele enxergava muito os servidores. Dr. Ubaldo não foi para mim um chefe. Eu o considerava um pai de coração. A afetividade e parceria eram muito grandes”, ressaltou. 

    “Suas decisões tinham sempre um cuidado e uma preocupação com a questão social, com o socialmente vulnerável, com as necessidades do homem do campo”, elogiou Arthur Pedrosa, que trabalhou durante doze anos ao lado do magistrado. “O que mais se destacava nele era isso: o homem generoso e um magistrado sensível”, completou a servidora Alessandra Paiva Cunha, lotada, atualmente, no Gabinete do desembargador federal Carlos Rebêlo.  

    Legado 

    Natural de Correntina/BA, Ubaldo Ataíde era bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UNB). Ingressou na Justiça Federal em setembro de 1984, para a qual deixa um legado de devoção ao Direito e ao serviço público.  

    Na Justiça Federal, foi diretor de Foro da Seção Judiciária da Paraíba e de Pernambuco por diversas vezes, antes de ser promovido, pelo critério de antiguidade, em novembro de 1997, para o cargo de desembargador federal do TRF5.  Ocupou, ainda, os cargos de presidente da Primeira Turma, diretor da Revista e vice-presidente (biênio 2001/2003).  

    No período em que atuou como desembargador federal, teve seu trabalho reconhecido por diversas homenagens, como a Medalha do Pacificador (Exército Brasileiro), a Ordem do Mérito Aeronáutico e o Troféu Dom Quixote (Revista Justiça e Cidadania), além do Título de Cidadão Pernambucano. Pouco antes de se aposentar, recebeu também a Ordem do Mérito Pontes de Miranda, mais alta condecoração concedida pelo TRF5.   

    Luto oficial  

    O presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, decretou, em reconhecimento à importância do desembargador para a Corte, luto oficial de 03 (três) dias, por meio do Ato nº 403/2022. Ele também manifestou solidariedade aos familiares e amigos de Ubaldo Ataíde, particularmente à esposa, Ana Kércia Cavalcante Padilha, e aos filhos e netos. 

    Além da decretação do luto oficial, a Presidência do TRF5 emitiu nota de pesar pelo falecimento de Ubaldo Ataíde.  


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site