• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Representantes do TRF5 participam de II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário
    Última atualização: 11/05/2022 às 17:12:00



    O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promove, até a sexta-feira (13), o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, com o objetivo de valorizar e preservar a história que construiu a identidade cultural e social da Justiça brasileira. Entre os parceiros do evento está o Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, que esteve representado pelo presidente da Corte, desembargador federal Edilson Nobre, no primeiro dia de programação, realizado na tarde de ontem (10). Também prestigiaram o Encontro a diretora do Núcleo de Gestão da Memória do TRF5, Nancy Freitas, a diretora do Núcleo de Gestão Documental, Lúcia Carvalho, e a supervisora da Seção de Memória e Documentação do Tribunal, Maria Carolina Castelo Branco. 

    Na abertura, o desembargador federal Edilson Nobre parabenizou o TJPE pela iniciativa e, para destacar a importância do evento, citou o livro “Ideias e Instituições no Império - Influências Francesas”, cuja epígrafe de Euclides da Cunha diz que “não se pode construir o futuro sem a energia do passado”. Nobre ainda ressaltou a participação do TJPE na história do Brasil. “O Tribunal de Justiça de Pernambuco, como o quarto Tribunal mais antigo do país, tem um enorme legado para história do Poder Judiciário”, salientou o magistrado. 

    Com o tema “História, Memória e Patrimônios”, o Encontro acontece na Escola Judicial do TJPE (Esmape), no Recife. Além de valorizar e preservar a história, os debates buscam promover a construção de redes entre os órgãos, bem como o intercâmbio de experiências e de boas práticas, e, ainda, a implantação de sistemas e a colaboração mútua, com a finalidade de preservar e dar acesso ao público e aos pesquisadores ao patrimônio histórico e documental da Justiça. 

    Programação 

    A programação conta com atividades em quatro eixos: Gestão de Memória; Conservação Preventiva e Preservação Digital; História Institucional e Patrimônio Cultural; e Promoção de Cidadania e Difusão de Acervos. Clique aqui para conferir a programação completa. 

    FOTOS: Roberta Mariz (Ascom/TRT6)

     


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 (Com informações da Ascom/TJPE)





    Mapa do site