• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • 10 de maio: Dia da Memória do Poder Judiciário
    Última atualização: 10/05/2022 às 17:29:00



    Hoje, 10 de maio, é comemorado o Dia da Memória do Poder Judiciário. Instituída por meio da Resolução nº 316/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a data faz alusão ao dia da criação da Casa de Suplicação do Brasil, em 1808, por Dom João VI. 

    A celebração pretende dar maior visibilidade à memória da Justiça brasileira e à importância do resgate, preservação, valorização e divulgação do seu patrimônio histórico, além de contribuir para consolidar a história institucional do Poder Judiciário. 

    Para comemorar o dia, museus, arquivos, memoriais ou bibliotecas de diversos órgãos do Poder Judiciário promovem o resgate e a divulgação de sua história, mediante a realização de mostras, exposições, visitas guiadas, encontros, palestras, seminários, entre outros eventos. 

    Segundo o presidente da Comissão de Memória da Justiça Federal da 5ª Região, desembargador federal Rogério Fialho, a preservação da memória institucional da Justiça brasileira é de extrema importância, não apenas como rememoração de fatos passados, mas sobretudo para extrair daqueles fatos lições para o futuro. Para Fialho, “a história da Justiça Federal na 5ª Região é construída a cada dia, por cada um de nós que nela trabalha e por aqueles que nela atuam, sendo um patrimônio de extrema riqueza cultural”. 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site