• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 sedia palestra sobre novos temas do processo constitucional
    Última atualização: 26/04/2022 às 17:30:00



    O professor titular de Direito Processual da Universidade Federal do Paraná, Luiz Guilherme Marinoni, palestrou, nesta terça-feira (26), na Sala Capibaribe do Tribunal Regional Federal a 5ª Região - TRF5, sobre os novos temas do processo constitucional. O evento foi promovido pela Seccional pernambucana da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), com transmissão ao vivo pelo canal da Esmafe no YouTube.  

    Integraram a mesa de debate a juíza federal de Pernambuco, Danielle Souza Cavacanti, diretora do Núcleo Seccional da Esmafe; o desembargador Jones Figueirêdo Alves, decano do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); e o advogado Guilherme Veiga, especialista em direito constitucional.   

    Durante sua exposição, Marinoni, que tem pós-doutorado em universidades dos Estados Unidos e da Itália, abordou, entre outros assuntos, julgamentos de casos de repercussão geral, utilizando exemplos de temas polêmicos, como suicídio e aborto, e de debates constitucionais na Suprema Corte dos EUA e da Inglaterra. Ao final do evento, ocorreu o lançamento do último livro do palestrante, intitulado “Processo Constitucional e Democracia”. 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site