• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Criatividade e inovação marcam o encerramento do Hubjus e do Curso de Formação de Laboratoristas do TRF5
    Última atualização: 16/12/2021 às 18:39:00



    Mais do que um balanço das atividades apresentadas durante o curso, o evento, realizado de forma descontraída, premiou e divulgou projetos e ideias que estão sendo implantadas pela Corte e pelas Seccionais, voltadas à mudança de cultura dos servidores e magistrados, e, principalmente, a dar mais agilidade e eficiência aos serviços oferecidos aos jurisdicionados.

    O presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, prestigiou o encerramento das atividades, celebrando “a Justiça do Século 21”, que se adapta e foca na inovação e melhoria da prestação de serviço ao cidadão. “A gente tem que sintonizar a justiça, não aquela do século 13, 14, mas numa Justiça de um mundo globalizado. Por isso, o evento da Rede de Inovação é muito importante”, enfatizou. Ele fez questão de elogiar o Laboratório de Inovação da Seção Judiciária paraibana, palco do encontro.

    Coube ao juiz federal auxiliar da Presidência do TRF5, Marco Bruno Miranda anunciar o Prêmio de Inovação de 2022, que pretende incentivar e reconhecer os projetos inovadores adotados na 5ª Região. A premiação, explicou o magistrado, vai reconhecer trabalhos, em diversas categorias, contemplando, entre outros, setores da Corte e das Seccionais, Laboratórios de Inovação, as próprias Seções Judiciárias e parceiros externos. “É praticamente o nosso prêmio Innovare”, comentou o magistrado, aludindo à premiação nacional que identifica e difunde práticas que contribuem para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

    Miranda destacou, ainda, a repercussão do “Acendendo o Candeeiro”, evento realizado no final do primeiro semestre de 2021, que marcou o lançamento oficial da Rede de Inovação da 5ª Região. O evento, segundo ele, tem o maior número de acesso no site do Judiciário Exponencial, empresa que prestou serviço ao Tribunal na realização do encontro. “Na ocasião, criamos stands virtuais do Tribunal e Seções Judiciárias para serem avaliados, e o stand da Seção Judiciária de Alagoas (SJAL) foi o mais bem avaliado”, congratulou o magistrado, ao anunciar a entrega da premiação à SJAL como vencedora da “Gincana Acendendo o Candeeiro”.

    Sempre apostando na interatividade, o magistrado também anunciou o lançamento do “Inovexado”, o laboratório de inovação do TRF5, que deverá entrar em funcionamento a partir de fevereiro de 2022. Os espectadores que acompanhavam o evento de forma remota puderam, também, escolher a logomarca do laboratório, desenvolvida pela equipe de Editoração da Divisão de Comunicação Social do TRF5.

    Ainda no encontro, a Diretoria Geral e a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRF5 fizeram uma breve explanação dos projetos desenvolvidos nos últimos anos pela Corte e os que devem ser implementados ainda em 2022. Entre os destaques anunciados estava a implantação de mais usinas fotovoltaicas na 5ª Região, novas funcionalidades dos sistemas SEI! e Julia - que, em breve, terá processos do Primeiro Grau indexados ao sistema – e a adoção de um assistente virtual para atender demandas de jurisdicionados relativas ao pagamento da Requisições de Pequeno Valor e Precatórios.

    A diretora-geral do TRF5, Telma Motta, ressaltou a importância de uma gestão compartilhada envolvendo a Corte e Seccionais, como forma de baratear custos, diminuir gastos e otimizar as atividades. Como exemplo, citou o modelo de compras compartilhadas adotadas pelas diretorias administrativas regionais, que gerou uma economia de R$ 5,5 milhões para a 5ª Região.

    À tarde, foi a vez dos servidores participantes do Curso de Formação de Laboratoristas de Inovação exporem os trabalhos desenvolvidos durante o treinamento. Eles apresentaram ideias inovadoras, envolvendo temas como conciliações de demandas de saúde na Justiça Federal até a melhorias no layout dos mandados judiciais, fazendo uso de elemento visuais e linguagem simples, para facilitar a compreensão desse tipo de documento.

    Os projetos e boas práticas que estão sendo desenvolvidos na 5ª Região serão divulgados, em breve, pela Rede de Inovação, por meio do “Boletim Inovas”, que terá publicação periódica.


    Por: Divisão de Comunicação Social - TRF5





    Mapa do site