• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Ação de Graças: Justiça Federal da 5ª Região promove cerimônia inter-religiosa em evento inédito
    Última atualização: 14/12/2021 às 19:34:00



    Em uma tarde histórica, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 e as Seções Judiciárias vinculadas promoveram, nesta terça-feira (14), uma cerimônia inter-religiosa, com cinco representantes das religiões católica, evangélica, espírita kardecista, candomblé e Hare Krishna. Marcado por mensagens de amor, paz e união, o evento inédito de Ação de Graças celebrou a vida, refletiu sobre as perdas provocadas pela covid-19, exaltou o respeito a diferentes crenças e agradeceu os ensinamentos obtidos ao longo de 2021. A cerimônia foi transmitida em tempo real pelo canal da Corte no YouTube.

    O presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre abriu a cerimônia, saudando todos os magistrados(as), servidores(as) da 5ª Região e os participantes do evento, ressaltando a importância da celebração do Natal deste ano. “A crise pela qual o mundo ainda atravessa faz com que a gente valorize, cada vez mais, a vida, o sentimento de amor ao próximo. E, que neste Natal, nós festejemos, no âmbito de nossas religiões, a solidariedade àqueles que tiveram os infortúnios por conta da pandemia”, comentou. Ele finalizou sua mensagem desejando um Feliz Natal a todos que fazem a 5 ª Região e um 2022 com muita esperança.

    Em seguida, Dom Marcelo Gomes da Costa, servidor do Tribunal de Justiça de Pernambuco e pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio, iniciou o culto ecumênico falando sobre a importância da fé e da graça divina para superar as fraquezas e os momentos difíceis, potencializados pela pandemia. O pároco, que chegou a ficar internado, por 10 dias, por conta da covid-19, disse estar ainda bastante atingido pela situação atual. “Aproveito as palavras do presidente para dizer que o que tem sustentado a minha caminhada, a minha esperança, a minha fé é uma atitude, uma atitude de amor. E eu diria que nunca foi tão difícil declarar esse amor, nunca foi tão complicado declarar amor em um tempo em que as pessoas se encontram meio que perdidas nos seus princípios“, disse. “Deus tem atributos e o principal é o amor. E perguntaria a todos vocês: onde estou, o que faço e se sou testemunha de amor? E se a nossa vida condiz com aquele que Deus quer que sejamos: testemunha do amor”, ingadou Dom Marcelo.

    Logo após a fala do pároco, foi a vez do servidor da Seção Judiciária de Pernambuco e pastor Luiz Augusto Lopes Melo Júnior, da 4ª Igreja Batista Independente Betel de Caruaru. Ele leu a Segunda Carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, reforçando a importância da fé para encontrar refúgio e enfrentar seus temores, medos e fraquezas. “A vida de todos nós tem sido assim, nos momentos de dor e angústia, nos momentos que nos encontramos desamparados, pensando que o Criador nos esqueceu. Quero dizer para todos nós que a graça de Deus é suficiente em nossas vidas”, comentou.

    A importância de amar ao próximo e da solidariedade marcaram o discurso do representante do Centro Espírita União Divina, Reinaldo Mendes. “O amor tem um fundamento muito grande na ajuda fraterna. Quando a gente sente que alguém está conosco, quando nós sentimos que estamos sendo amparados, isso nos dá muita força.  Isso nos faz acreditar na vida, no outro, e Deus não poderia colocar esse problema que vivemos por acaso. Existe um porquê. A humanidade precisa rever muitos conceitos sobre os ensinos do Cristo, sobre os ensinos de outras religiões e doutrinas para que possamos, juntos, construir um mundo fraterno”, ponderou.

    Já Mãe Elza Iemanjá, do Terreiro Ilé Àse Egbé Awo, representante do candomblé, ressaltou, também, que nada é por acaso e exaltou o respeito a todas as religiões. “Amor é o princípio da vida. Nada se faz sem isso. E quando se fala em rever conceito, é rever como esse Deus chega aos nossos lares, como a pandemia nos atingiu. A gente tem muito mais que a palavra agradecimento; a palavra é reflexão. O mundo precisa refletir o que foi isso que aconteceu com a humanidade”, sugeriu.  

    “A pandemia nos tirou entes queridos. Nós trocamos o mesmo leito no hospital, alguém saiu e alguém se deitou logo depois. Alguém recebeu meu sangue, o sangue de pessoas negras, de pessoas de outras religiões, que falam de Deus onipotente. Compreende que meu corpo não é mais o meu corpo? Compreende que eu não sou mais só de matriz africana, que o sangue chegou para mim pode ser de um cristão?”, refletiu.

    Por último, foi a vez do monge Jamuna Acharya Maharaji, representante Hare Krishna, chamar a atenção para a necessidade de agradecer. “A gratidão é uma das virtudes mais importantes que o ser humano pode desenvolver. Quando chega ao nosso coração, nesses momentos, podemos perceber que todas as fraquezas são deixadas de lado. Não é fácil agradecer, normalmente somos tomados pela vaidade, pelo orgulho, de achar que ´eu sou poderoso´, que eu posso fazer as coisas sozinho, e que não dependemos de ninguém e de nada”, falou. “Em última análise, tudo que a gente faz é um trabalho de equipe, nunca fazemos nada sozinho. E a gente depende de Deus. Então, a gratidão seria uma atitude natural, e devia ser uma atitude diária. Lá no final, tudo que vamos colher é a felicidade”, finalizou. 

    Campanha natalina –  O TRF5 está disponibilizando 81 cartinhas de Natal, escritas por crianças da Escola Nossa Senhora do Pilar, para serem adotadas por magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as), familiares e amigos(as). Este ano, os pedidos foram digitalizados pelo Núcleo de Gestão Documental do TRF5.

    Quem se interessar em ajudar na campanha pode solicitar a relação das cartas à servidora Lúcia Carvalho, no telefone (81) 98726.6109. Os presentes podem ser entregues até o dia 20 de dezembro, na Seção de Malotes ou no próprio Núcleo de Gestão Documental, localizados na expansão do TRF, e devem conter o nome do aluno que assinou a cartinha adotada. 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site