• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Corregedoria inicia atividades de correição na Justiça Federal em Alagoas
    Última atualização: 08/09/2021 às 17:42:00



    Dando prosseguimento ao calendário aprovado para o biênio 2021-2023, a Corregedoria da Justiça Federal da 5ª Região realizou, nesta quarta-feira (8), por videoconferência, a abertura da correição na Seção Judiciária de Alagoas (SJAL). 

    A primeira fase dos trabalhos na SJAL, que ocorrerá até o dia 19/08, abrangerá a análise do andamento dos processos eletrônicos, selecionados por amostragem, e será realizada de forma remota, com a utilização dos sistemas eletrônicos Instant e Creta. Já a parte presencial das atividades ocorrerá entre os dias 20 e 24/09, destinando-se à visitação e à conferência das estruturas físicas (prédios), mobiliário, equipamentos e procedimentos. Haverá, ainda, fiscalização do funcionamento dos setores integrantes da Seção Judiciária de Alagoas e das Subseções localizadas no interior (Santana do Ipanema, Arapiraca e União dos Palmares),

    O estabelecimento de um diálogo mais estreito e direto com os juízes federais e servidores, com vistas ao aperfeiçoamento do serviço judiciário, também será um dos focos dos trabalhos. Durante o evento de abertura, o corregedor-regional da 5ª região, desembargador federal Élio Siqueira, que coordena as atividades, destacou a importância do trabalho correicional e a necessidade de atuação conjunta com os juízes de primeiro grau, para o enfrentamento das dificuldades e o aprimoramento da prestação jurisdicional.

    Participaram da abertura das atividades o juiz federal auxiliar da Corregedoria, Rodrigo Araújo, magistrados da SJAL, além de servidores do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5. Representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também acompanharam o encontro.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site