• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Corregedor participa do V FONACOR
    Última atualização: 22/06/2021 às 17:11:00



    O corregedor-regional da Justiça Federal da 5ª Região, desembargador federal Élio Siqueira Filho, participou, ontem (21) e hoje (22), do V Fórum Nacional das Corregedorias (FONACOR), promovido pela Corregedoria Nacional de Justiça. O evento foi realizado através de plataforma virtual e, nesta edição, abordou o tema “Desafios enfrentados na execução da Estratégia Nacional do Poder Judiciário”.

    O magistrado foi palestrante no painel “A qualidade da jurisdição no pós-pandemia”, que também contou com a participação do corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, e do corregedor-regional da Justiça do Trabalho da 2ª Região, desembargador Sérgio Pinto Martins.

    Em sua exposição, Siqueira abordou o tema “Produtividade e qualidade na retomada do regime ordinário de trabalho nos tribunais”. Ele apontou os desafios do Poder Judiciário considerando a pandemia da Covid-19, levando aos participantes do Fórum uma análise quantitativa e qualitativa da experiência da Justiça Federal da 5ª Região, destacando o aumento de produtividade no período e detalhando a atuação do órgão correicional nesse contexto.

    O magistrado apresentou, ainda, questões relativas aos processos de trabalho no pós-pandemia, falando sobre o modelo híbrido de realização das atividades (presencial e remoto), a necessidade de investimento na área de Tecnologia da Informação, o caminho para a superação em definitivo do acervo processual físico, as novas aptidões e habilidades exigíveis dos juízes e servidores, como frutos da evolução vivenciada no período de pandemia, dentre outras questões.

    Os debates realizados durante o V FONACOR resultarão na construção, de forma conjunta, das Metas e Diretrizes Estratégicas Nacionais das Corregedorias para o ano de 2022.​


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site