• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 promove audiência pública digital para definir Planejamento Estratégico 2021-2026
    Última atualização: 14/06/2021 às 19:57:00



    Uma audiência pública, toda realizada em um auditório digital. Magistrados, servidores, advogados e cidadãos reunidos, com um objetivo único: contribuir para a elaboração do Planejamento Estratégico 2021-2026 da Justiça Federal da 5ª Região (JF5). Na tarde de hoje (14/06), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 promoveu uma audiência em formato inédito, através da plataforma Zoom, visando a garantir a gestão participativa na construção desse documento, que estabelece diretrizes e vai nortear as ações e os projetos da JF5 nos próximos cinco anos.

    O encontro foi aberto pelo presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, que celebrou o momento inovador. “O Judiciário não se faz exclusivamente de julgamentos; para que isso ocorra, para que o Judiciário possa ter sua atividade desempenhada a contento, é preciso ter toda uma estrutura administrativa, muitas vezes pouco vista pela sociedade. E é para isso que vocês estão contribuindo”, disse às pessoas que se dispuseram a colaborar com o Planejamento da JF5.   

    Em nome dos diretores do Foro da 5ª Região, o diretor da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, juiz federal Carlos Wagner, aplaudiu a iniciativa. “Está se proporcionando uma audiência pública com uma perspectiva extremamente participativa e democrática, aberta não somente à família da JF5, mas a todas as instituições que conosco dialogam”. O magistrado acrescentou que, apesar de todas as dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19, a JF5 já registra um saldo tecnológico imenso. “E espero que esse seja um dos pilares a ser erguido para os próximos cinco anos; meu sonho é que a Justiça Federal da 5ª Região esteja dentro de um smartphone”, confidenciou.   

    A juíza federal Lidiane Vieira afirmou que esse é o novo modelo de governança da JF5, que propicia a coordenação e a racionalização do capital intelectual e financeiro. “Nós estamos conseguindo tirar o melhor daquilo que nós temos, para o desenvolvimento de projetos de impacto, que trazem resultados melhores e promovem uma jurisdição mais ágil, mais qualificada, mais humana e sustentável. É muito importante que a gente se reúna aqui, para quebrar paradigmas e propor mudanças”.

    O diretor do Foro da Seção Judiciária de Sergipe, Gilton Batista Brito, e a diretora-geral do TRF5, Telma Motta, também acompanharam o evento.

    Metodologia

    As atividades foram facilitadas por Laiza Spagna, mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), assessora jurídica e professora da Universidade Católica de Brasília, que orientou os participantes no uso do aplicativo Miro. Os 61 participantes foram divididos em grupos e direcionados a salas simultâneas, onde puderam analisar e debater o Mapa Estratégico da JF5, compartilhando e registrando, por escrito, opiniões e sugestões.  

    Ao retornarem à sala principal, os grupos apresentaram as propostas concebidas, que foram votadas em plenária virtual, por meio do recurso “reações”, do próprio Zoom.

    A audiência foi organizada pelo assessor de Planejamento do TRF5, Magnus Henrique Medeiros, e coordenada pelo juiz federal auxiliar da Presidência da Corte, Marco Bruno Miranda. Ao final, o magistrado convidou os participantes a fazerem uma viagem para o futuro: expressaram, num ambiente virtual, seus desejos para a Justiça Federal dos próximos anos.  Os desejos serão guardados numa cápsula do tempo, a ser aberta em 2026. “Queremos prospectar nossa visão de futuro para 2026”, afirmou Marco Bruno.

    A cápsula do tempo ainda está aberta, até a próxima sexta (18), para que os navegantes possam embarcar seus sonhos para a JF5: https://jf5dofuturo.trf5.jus.br/jf5dofuturo/home.html

    Para encerrar, a servidora da Justiça Federal do Paraná, Márcia Dietzel Goulart, fez uma transcrição gráfica do evento, visando a torná-lo mais visual e, portanto, empático e memorizável. Confira o resultado:


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5



    Mapa do site