• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Socioambiental: manual orienta sobre destinação de resíduos sólidos
    Última atualização: 11/05/2021 às 16:45:00



    Quem nunca ficou na dúvida sobre a forma adequada para descartar determinado material? Como jogar no lixo materiais como vidro, plástico, resíduos de construção civil, pilhas, baterias, óleos, sem prejudicar o meio ambiente? Para auxiliar na destinação adequada de resíduos, o Setor Socioambiental do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 está divulgando o “Manual para Destinação”, com várias orientações sobre o tema.

    O Manual é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS), a Universidade Federal de Pernambuco, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e o Movimento Nacional de Catadores/Seção Pernambuco. O material lista mais de 10 tipos de resíduos sólidos sujeitos à logística reversa, com orientações sobre os cuidados que devem ser tomados com cada um deles ao descartá-los e sugestões de locais onde é possível fazer o descarte adequado. A publicação conta, ainda, com informações sobre as empresas de materiais recicláveis que atuam em Pernambuco, os endereços  e contatos das associações  e cooperativas de catadores do Estado, além de sites que possuem dados sobre o assunto.

    Coleta no TRF5 – A pandemia da Covid-19 alterou a rotina de coleta seletiva do TRF5. Ainda podem ser deixados no edifício-sede do Tribunal equipamentos eletrônicos, pilhas, esponjas e baterias. O horário é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Já a coleta de metal, plástico, papel, vidro e óleo continua suspensa, uma vez que a Corte está reformulando o processo de recolhimento, readequando as instalações para armazenar os materiais e trabalhando em um protocolo de segurança sanitária, em função da pandemia.

    É importante destacar que, apesar de muitas pessoas terem deixado lâmpadas no edifício-sede para serem descartadas, o TRF5 não tem ponto de coleta para esse tipo de material.

    Acesse o “Manual para Destinação” e confira onde é possível fazer o descarte adequado de resíduos sólidos, além de várias outras informações, para que você possa contribuir com o desenvolvimento sustentável. 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site