• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 realiza poda de árvores para evitar acidentes​
    Última atualização: 03/05/2021 às 18:29:00



    Atenta às chuvas que têm ocorrido no Recife nos últimos dias, a equipe de jardinagem do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 iniciou os serviços de podas das árvores nos estacionamentos do edifício-sede e da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe). O objetivo é evitar a ocorrência de acidentes decorrentes de quedas de troncos e galhos, garantindo a segurança das pessoas que circulam nessas áreas e a proteção dos automóveis estacionados.

    Além da prevenção, a medida também é fundamental para a saúde das plantas, pois permite uma maior incidência solar e favorece o desenvolvimento das árvores. Os trabalhos, que são coordenados pelo jardineiro Rogério Ferreira, sob orientação da Subsecretaria de Infraestrutura e Administração Patrimonial (SIAP), devem ser concluídos até o final deste mês.

    Paralelamente ao serviço de poda, a equipe de jardinagem também está realizando a adubação dos jardins. A atividade consiste em colocar um produto químico no gramado, nas plantas e flores que estão precisando de nutrientes, para recuperá-las. O procedimento aproveita a água natural das chuvas para dissolver o produto, gerando, consequentemente, uma economia de água na Corte.

    Importância – Muitas vezes, os trabalhos realizados pela equipe de jardinagem do TRF5 passam despercebidos por quem frequenta o Tribunal. Porém, eles são fundamentais para a manutenção do “pulmão do Recife Antigo”, como é conhecida a área verde do estacionamento do edifício-sede. O local tem papel importante, contribuindo para o equilíbrio ambiental e para uma melhor qualidade da vida urbana, já que a grande quantidade de árvores coopera para aumentar a umidade do ar, produzir oxigênio, reduzir a temperatura, além de fornecer sombra e abrigo.

    Os jardins do TRF5 abrigam mais de dez espécies de árvores, entre elas algodão da praia, ipê-rosa, castanhola, jasmim manga, palmeira imperial, pau-brasil, macaibeira, pinheiro, sombreiro, tamarindo, ficus e mulungu.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site