Portal TRF5 - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Integrantes da Justiça Federal da 5ª Região participam do Enastic
    Última atualização: 07/04/2021 às 15:56:00



    Os desafios da transformação digital será o tema de mais uma edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Federal (Enastic), promovido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), em parceria com o Judiciário Exponencial. Pelo segundo ano, o evento contará com uma edição on-line, que será realizada nesta quinta (8) e sexta-feira (9). Participam dos debates o juiz federal auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, Marco Bruno Miranda, a juíza federal Cíntia Brunetta, da Seção Judiciária do Ceará, e a diretora de Tecnologia da Informação do TRF5, Fernanda Montenegro.

    As atividades do primeiro dia de debates começam a partir das 8h30, com a saudação de boas-vindas, seguida da abertura oficial do evento, realizada pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF, ministro Humberto Martins. No mesmo dia, a partir das 10h50, Fernanda Montenegro participa do painel “Inteligência Artificial: atenção aos vieses algorítmicos”, juntamente com a juíza federal e assessora no Supremo Tribunal Federal (STF), Caroline Tauk, e com o diretor de políticas públicas da Microsoft, Elias Abdala. Ainda na quinta-feira, a partir das 17h25, Cíntia Brunetta ministra palestra sobre “Tecnologias emergentes no Poder Judiciário”.

    Encerrando a programação do dia, Marco Bruno integra os debates do painel “O futuro das execuções fiscais – tecnologia e inovação”. O magistrado debaterá o tema com o juiz federal auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcus Lívio Gomes, além da procuradora e do procurador da Fazenda Nacional Rita Dias Nolasco e João Grognet.

    O evento conta com vários outros painéis e palestras, que abordarão temas diversos, entre eles: “Transformação Digital: Desafios 2021”, “Soluções Tecnológicas em Nuvem”, “Como o código aberto pode acelerar a transformação digital no setor público”, “PJe, uma plataforma multisserviços”, “Regulação da internet e utilização dos dados pessoais para efeitos” e “Ameaça invisível: segurança da informação em pauta”. 

    As inscrições para participar do evento estão abertas e são gratuitas. A programação completa está disponível no site do Judiciário Exponencial.

    Lançamento de livro – Na sexta-feira, a partir das 9h, haverá o lançamento do livro “Estratégia Adaptativa”, do escritor Sandro Magaldi, em parceria com José Salib Neto. Magaldi realizará palestra especial sobre a obra, destacando a filosofia desenvolvida na publicação. O livro apresenta um modelo alinhado com as constantes transformações do mundo e propõe um pensamento estratégico voltado para as demandas exponenciais que se distanciam cada vez mais do mundo tradicional e linear.  

    (Com informações da Ascom/CJF)


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site