• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 institui BI como como sistema de informações processuais e administrativas de dados na JF5
    Última atualização: 08/03/2021 às 19:08:00



    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 publicou, no Diário Eletrônico do último dia 4, a Portaria nº 54/2021, que institui o portal Business Intelligence (BI) como sistema de informações processuais e administrativas de dados no âmbito da Justiça Federal da 5ª Região (JF5). A ferramenta já era utilizada pelo TRF5 desde 2015 e, agora, seu uso foi regulamentado pela norma, considerando, entre outros pontos, a necessidade de serem adotados procedimentos padronizados na geração dos relatórios estatísticos do Tribunal e das Seções Judiciárias vinculadas.

    Uma das principais funções do BI é organizar dados e gerar informações estatísticas e gerenciais, a partir de elementos extraídos dos sistemas judiciais e administrativos. Os painéis desenvolvidos a partir do material coletado podem, por exemplo, auxiliar os gestores nas tomadas de decisão. Cada unidade do Tribunal ou das seccionais pode desenvolver seu próprio painel com os dados, sendo necessário seguir o processo de governança e desenvolvimento colaborativo definido para a 5ª Região, disponível no portal da Governança de TI do TRF5.

    Comissão – A Portaria nº 54/2021 também prevê a formação da Comissão Permanente do BI, que será integrada por servidores das áreas de Tecnologia da Informação, administrativas e judiciárias, sob a coordenação do diretor do Núcleo de Ciência​ de Dados e Projetos da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Robson Godoi. Caberá à Comissão, entre outras ações, planejar as atividades relativas aos novos painéis ou mudanças em painéis já existentes; apoiar e orientar os usuários que pretendam desenvolver ou modificar painéis para uso da seccional ou para a região; e definir as regras de negócio quando necessárias ao desenvolvimento e/ou modificações nos painéis. 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site