Portal TRF5 - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Pleno do TRF5 aprova voto de congratulações ao ministro Napoleão Nunes Maia Filho
    Última atualização: 18/12/2020 às 13:11:00



    O Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 aprovou, durante a última sessão de 2020 do Colegiado, realizada na quarta-feira (16), um voto de congratulações ao ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), cuja aposentadoria será efetivada no próximo dia 20.  

    A proposta da homenagem foi feita pelo desembargador federal decano do TRF5, Lázaro Guimarães. “O ministro Napoleão Nunes sempre primou pela elegância e cordialidade no tratamento com os colegas. Atuou como juiz federal na 5ª Região e, depois, como desembargador federal aqui no TRF5. Depois, passou a atuar no STJ. Teve uma carreira brilhante”. O Pleno aprovou o voto do decano de forma unânime.

    Originário da Justiça Federal na 5ª Região, o ministro do STJ Napoleão Nunes Maia Filho, natural de Limoeiro do Norte (CE), é graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua formação acadêmica inclui mestrado em Direito pela UFC e títulos como livre-docente em Direito Público e notório saber jurídico. Foi professor e orientador de mestrado das faculdades de Direito da UFC e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

    Ingressou na Justiça Federal no Ceará em 1991 e, no TRF5, no dia 3/07/2000. Foi diretor da Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (no biênio 2001-2003), coordenador-regional dos Juizados Especiais Federais da 5ª Região (de 2002 a 2004) e vice-presidente do TRF5, no biênio 2003/2005.

    É autor de várias publicações sobre Direito Civil, Constitucional e Processual, além de livros de poemas. Também é integrante da Academia Cearense de Letras.

    Foto: Rafael Luz/STJ


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site