• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Meio ambiente: TRF5 realiza descarte correto de materiais recicláveis
    Última atualização: 20/11/2020 às 15:46:00



    Esponjas, equipamentos eletrônicos e baterias usadas que foram descartadas na coleta seletiva do Tribunal Regional Federal da  5ª Região – TRF5 tiveram a destinação adequada durante esta semana. A ação, sem custos para a Corte, foi acompanhada pela Seção Socioambiental.  

    Os 5kg de esponjas de limpeza doméstica foram enviados para um programa de reciclagem, desenvolvido pela empresa Scotch-Brite, em parceria com a TerraCycle. Os resíduos passarão pelo processo de separação, moagem, micronização e extrusão. A partir disso, serão transformados em uma nova matéria-prima, que será utilizada na produção de outros objetos, como bancos de jardim, pás ou lixeiras, evitando que as esponjas poluam o planeta ao chegarem aos aterros sanitários e lixões.

    Além disso, o programa permanente de coleta do TRF5 recolheu 114 kg de produtos eletrônicos e 206 kg de baterias inservíveis, que serão doados ao Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC-CRC), para destinação ambientalmente correta. As baterias passarão pelo processo de logística reversa e os eletrônicos serão reaproveitados, reciclados e ainda servirão de matéria-prima para cursos de recondicionamento de computadores e informática, ministrados a jovens em situação de vulnerabilidade social.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site