Portal TRF5 - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Campanha Outubro Rosa reforça a importância da prevenção ao câncer de mama
    Última atualização: 08/10/2020 às 17:50:00



    A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional, celebrado anualmente, com objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama. Este tipo de câncer é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma.

    De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcóolicas e o uso de hormônios sintéticos, além de amamentar.

    A prevenção e o diagnóstico precoce da doença, por meio de exames periódicos, contribuem para a redução da mortalidade. Em grande parte dos casos, segundo o Inca, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, o que aumenta a possibilidade de tratamentos menos agressivos.

    A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Por isso, sempre que a mulher se sentir conforável, é recomendável fazer o autoexame.  Caso sejam observadas alterações nas mamas como, por exemplo, o surgimento de caroço fixo e geralmente indolor, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, pequenos nódulos nas axilas e pescoço, ou saída espontânea de líquido pelos mamilos, a orientação é procurar um médico ou serviço de saúde.

    Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br





    Mapa do site