Portal TRF5 - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 promove debate sobre a valorização da vida em tempos de pandemia
    Última atualização: 08/09/2020 às 18:05:00



    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, através do Núcleo de Assistência à Saúde (NAS), promove, na terça-feira (15), das 17h às 18h15, a palestra “Dizer Sim à Vida: a Superação do Sofrimento Humano na Perspectiva da Logoterapia e Análise Existencial”, com o psicólogo e psicoterapeuta Valdir Barbosa Lima Neto. A ação também está relacionada com a campanha “Setembro Amarelo”, movimento de prevenção suicídio.

    A abertura do evento será realizada pela juíza federal auxiliar da Presidência, Joana Carolina Lins Pereira. Durante o encontro, serão abordados temas como as contribuições da escola de pensamento psicológico da Logoterapia e Análise Existencial para o enfrentamento do sofrimento humano, no atual contexto de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 (SARS-CoV-2). Em seguida, haverá espaço aberto ao debate.

    A palestra, que será transmitida em plataforma digital a ser divulgada em breve, é destinada a magistrados e servidores do TRF5 e das Seções Judiciárias vinculadas. A iniciativa atende às recomendações divulgadas no 3º Seminário sobre a Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no último dia 24, para que os órgãos do Poder Judiciário realizem ações de proteção e promoção do bem-estar de seus colaboradores. Além disso, a ação está alinhada à Política de Atenção Integral à Saúde dos Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, prevista na Resolução nº 207/2015 do CNJ.

    Palestrante - Valdir Barbosa Lima Neto é mestre em psicologia pela Universidade Federal do Ceará, membro da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial e coordenador pedagógico do Instituto Sherpa de Psicologia Clínica.​


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br





    Mapa do site