• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 divulga Relatório de Desempenho Semestral do PLS
    Última atualização: 28/08/2020 às 15:56:00



    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, através da Seção Socioambiental, divulgou o Relatório de Desempenho Semestral do Plano de Logística Sustentável (PLS) com os resultados obtidos pela Corte entre os meses de janeiro a junho de 2020. O documento apresenta o desempenho do Tribunal a partir dos números aferidos em comparação com a meta estabelecida no PLS.

    No total, foram avaliados 24 indicadores, sendo apresentados por tema, a partir dos  eixos  trazidos no PLS: Racionalização e consumo consciente de materiais e insumos (Papel); Contratações Sustentáveis (Energia, Água e esgoto e Telefonia); Gestão de Resíduos (Destinação dos resíduos recicláveis e de saúde) e Deslocamento de pessoas, bens e materiais (Combustível/Veículo). Os resultados obtidos nesse período, bem como as ações realizadas, foram impactados pela nova realidade enfrentada mundialmente: a pandemia provocada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), que levou ao isolamento social e ao aumento do teletrabalho de quase toda a força de trabalho do TRF5.

    Entre os destaques do relatório está a redução do consumo de papel: foram 1.459 resmas a menos, o que se traduziu em um consumo 66% menor do que em 2019. Além disso, o gasto com a aquisição do insumos foi zero. O documento registra, também que, descontados os valores do dispêndio do edifício-sede do TRF5 referentes ao mês de junho, ainda a serem apurados, o consumo de energia teve, no semestre, uma queda de 18%, atingindo uma economia de R$ 226.468,33. Os indicadores de consumo de combustíveis (gasolina e diesel) e quilometragem total também sofreram redução significativa com o cenário da pandemia e do teletrabalho, chegando a zerar em alguns meses. A meta, que prevê redução de 1% ao ano no consumo de combustíveis com relação à média dos dois últimos anos, foi superada, visto que o TRF5 alcançou a redução de quase 57%.

    O documento também reúne as ações de qualidade de vida e sensibilização realizadas pela Corte no semestre, como as campanhas “Janeiro Branco” e “Continue cuidando do meio ambiente”, divulgação de dicas de ergonomia para o home office, de orientações sobre cuidados e prevenção contra a Covid-19 e de informações sobre a coleta seletiva de lixo em casa, entre outras.

    O Relatório, que é uma exigência da Resolução nº 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está disponível no site do Tribunal, na área TRF5 Sustentável.

    PLS – O Plano de Logística Sustentável é um instrumento estratégico que estabelece objetivos e responsabilidades, define ações, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados das práticas de sustentabilidade. Atualmente, está em vigor o PLS 2015-2020. O próximo Plano, em elaboração, entra em vigor a partir de 2021, também com vigência de cinco anos.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br





    Mapa do site