• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 promove curso sobre Comunicação Não Violenta
    Última atualização: 30/06/2020 às 14:09:00



    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 vai promover, por meio do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos (NDRH), o curso “Bases da Comunicação Não Violenta”, na modalidade de educação a distância, com o professor PhD. Marcelo Pelizzoli. A capacitação objetiva introduzir a filosofia prática da Comunicação não Violenta (CNV) como meio para prevenção, manejo e transformação dos conflitos internos e externos, com vistas às soluções relacionais e participativas.

    De acordo com o NDRH, a proposta do curso surgiu no cenário da pandemia da Covid-19, que gerou uma série de sofrimentos e incertezas. A partir daí, a comunicação não violenta foi percebida como um valioso instrumento de mudança de paradigmas, compreensão das diferenças e enfrentamento dos novos desafios, seja por indivíduos, organizações sociais ou por instituições, pois parte da premissa de que todos os seres humanos têm sentimentos e necessidades e é possível a conexão entre os seres, para além das diferenças.

    O curso acontecerá em três turmas, de até 30 participantes (cada turma), e destina-se aos servidores ocupantes de cargo e função gerencial do TRF5. As inscrições para a primeira turma começam amanhã (1º) e seguem até o dia 20/07. Interessados devem enviar e-mail para cursos@trf5.jus.br, com dados como nome, matrícula, cargo/função, lotação, CPF e e-mail. As aulas serão realizadas no período de 1 º  a 30 de agosto. A capacitação compõe o Programa de Desenvolvimento Gerencial, regulamentado pela Resolução nº 03/2008, do Conselho da Justiça Federal (CJF), e integra o Programa de Capacitação para Servidores do TRF5 em 2020.

    Facilitador - Marcelo L. Pelizzoli é professor PhD da UFPE e professor do mestrado em Saúde Coletiva, com foco em práticas integrativas em saúde. É formado em CNV com o criador da filosofia, Marshall Rosenberg. Fundou e é coordenador do Espaço de Diálogo e Restauração (www.ufpe.br/edr), espaço inédito de Justiça Restaurativa em ambiente universitário brasileiro, configurando-se como pioneiro e assessor da implantação da Justiça Restaurativa em Pernambuco. Além disso, Pelizzoli é autor de 17 livros, sendo seis sobre direitos humanos e justiça e cinco sobre práticas integrativas em saúde, é criador e apresentador semanal do Programa Realidades - Direitos Humanos e Cidadania (TVU Canal 11 / Rede Brasil), e membro do PROPAZ-UFPE. 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br





    Mapa do site