• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • NAS orienta sobre utilização das máscaras de proteção facial durante a pandemia da Covid-19
    Última atualização: 22/06/2020 às 17:39:00



    O Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 publicou mais um informativo sobre cuidados que devemos ter durante a pandemia da Covid -19. Desta vez, a publicação conta com orientações para maximizar os benefícios do uso de máscaras de proteção facial.

    O material aborda, entre outros aspectos, os principais tipos de máscaras e suas indicações, a composição ideal para uma máscara protetiva, a correta higienização desse tipo de equipamento e os modos seguros de utilização.  O texto também recomenda a consulta ao vídeo sobre o tema publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de indicar outras fontes de leitura para aprofundamento do assunto.  

    A equipe médica do NAS adverte, entretanto, que o uso isolado das máscaras é insuficiente para fornecer um nível adequado de proteção contra a Covid-19. É fundamental adotar medidas paralelas, como higienizar as mãos com água e sabonete ou preparação alcoólica a 70%, realizar a higiene respiratória/etiqueta da tosse, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca e manter uma distância física mínima de pelo menos 1,5m de outras pessoas. Essas ações reduzem a transmissão da doença e devem ser absolutamente mantidas, mesmo quando estamos usando máscaras.

    ​Clique aqui para conferir o material completo. 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br





    Mapa do site