• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Em tempos de quarentena, NAS recomenda prática de meditação
    Última atualização: 13/04/2020 às 18:26:00



    Atento às transformações na rotina diária de boa parte das pessoas, devido à pandemia do Novo Coronavírus (Sars-CoV-2), o Núcleo Assistência à Saúde (NAS) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 lembra aos magistrados e servidores que a prática regular de atividades capazes de influenciar positivamente a saúde é especialmente indicada no momento atual. Assim, uma das dicas do NAS é a prática da meditação. A atividade traz benefícios cientificamente comprovados, seja na redução do estresse, no combate a dor, na melhoria da concentração e da respiração ou na regulação do ritmo cardíaco e combate à depressão.

    Para quem deseja começar a meditar, a sugestão é assistir ao vídeo da TV Saúde sobre o assunto, disponível no canal do Ministério da Saúde no YouTube. Clique aqui para conferir. O material é um guia prático de meditação e apresenta 10 passos para meditar de forma eficiente. Confira:

    1º Passo: Definir o tempo da meditação. O ideal são 20 minutos por dia.

    2º Passo: Certificar-se de que não será interrompido, escolhendo um momento do dia em que nada possa atrapalhar.

    3º Passo: Escolher um local silencioso e livre da interferência de vozes humanas.

    4º Passo: Adotar uma postura firme e ereta, com a coluna e cabeça alinhadas.

    5º Passo: Preparar o corpo para meditar, com ombros relaxados, as mãos apoiadas nas coxas e os olhos fechados ou semiabertos.

    6º Passo: Inspirar e expirar lenta e profundamente, procedendo à contagem de cada ciclo respiratório.

    7º Passo: Escolher um foco para prestar atenção, que pode ser a própria respiração ou postura corporal, um objeto, uma palavra, frase ou pensamento positivo.

    8º Passo: Evitar perder o foco, respirando profundamente quando o pensamento divagar e voltando a se concentrar no foco da atenção.

    9º Passo: Agradecer o tempo dedicado à meditação, uma vez que a gratidão é responsável por alterações cerebrais ligadas a sentimentos positivos.

    10º Passo: Aproveitar os benefícios da meditação, transportando-os para o dia-a-dia.   

    É importante lembrar que a meditação não é uma simples técnica; ela precisa fazer sentido para o executante. Conhecer os fundamentos desta prática milenar e o modo como ela foi se transformando, até chegar aos nossos dias, é um modo de descobrir o seu significado. Assim, o NAS indica a leitura do livro “Neurobiologia e Fisiologia da Meditação”, escrito por Marcelo Danucolov e Roberto Simões e publicado pela editora Phorte, em 2018. 

    A meditação integra o grupo das Medicinas Tradicionais e Complementares, conjunto de práticas reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e recomendadas pelo Órgão para inclusão nos sistemas nacionais de Saúde. O Brasil vem seguindo a recomendação da OMS, tendo incluído a meditação na Política Nacional de Práticas Integrativas (PNPIC) do Sistema Único de Saúde, através da Portaria 849/2017, do Ministério da Saúde. ​

    Minuto Saúde – Outra indicação do NAS é a série de vídeos de curta duração, “Minuto Saúde”, também produzida pelo Ministério da Saúde. Entre os filmes, o “Minuto Saúde – Dicas de Isolamento” traz informações sobre como lidar com o isolamento social, medida emergencial proposta pelas autoridades sanitárias no enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus. Orientações sobre como manter-se hidratado, praticar atividades físicas e manter as mãos limpas, entre outras, são abordadas no vídeo. Clique aqui para acessar o material.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br





    Mapa do site