Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

Começa a Semana do Meio Ambiente no TRF5

03/06/2019 às 21:03:00

Programação segue até a sexta-feira (7)

Coleta seletiva, reciclagem, reaproveitamento, sustentabilidade. Durante toda a semana, esses serão temas frequentes na rotina do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, que iniciou, na segunda-feira (3), a Semana do Meio Ambiente. Até o próximo dia 7, várias atividades serão desenvolvidas, com o principal objetivo de conscientizar magistrados, servidores, estagiários e terceirizados da Corte sobre os cuidados com o meio ambiente.

A abertura da programação contou com a presença do presidente do TRF5, desembargador federal Vladimir Carvalho e do corregedor-regional, Carlos Rebêlo, além de diretores e servidores da Corte. “Precisamos respeitar o meio ambiente. Não vamos sentir as consequências agora, mas, sim, no futuro”, alertou o presidente. Na ocasião, o diretor-geral do Tribunal, Edson Santana, realizou a leitura da Portaria nº 4/2019, que altera a Comissão de Gestão Socioambiental, integrando novos servidores ao grupo.

A Comissão é formada por representantes de várias áreas do TRF5, numa tentativa de agregar os diversos setores da Corte com foco na sustentabilidade. “Pensamos numa Comissão que envolvesse todas as áreas para fazer esse trabalho socioambiental. O primeiro passo foi pensar numa gestão compartilhada, envolver e conscientizar todos para caminharmos juntos”, destacou Laís Silva, supervisora do Núcleo Socioambiental.

O primeiro dia de atividades contou também com uma palestra, com o tema “A sensibilização quantos às questões ambientais e o processo de coleta seletiva”, ministrada pelo servidor Aleksándros de Souza. Em seguida, representantes da ONG Moradia e Cidadania - Projeto Reciclar e Preservar ensinaram como transformar garrafas pets em jarros. Como brinde, os participantes receberam saquinhos de areia e sementes para plantar no jarro produzido durante a oficina.

Outras atividades – O hall de entrada do edifício-sede do TRF5 está abrigando várias atividades durante a Semana do Meio Ambiente.  Até amanhã (4), acontece uma exposição de objetos feitos com material reaproveitado, produzidos pelos pacientes da ala de oncologia do Hospital Oswaldo Cruz, das 9h às 16h. Também estarão expostas peças de origamis (dobraduras de papel), produzidas pelo servidor da Corregedoria Regional, José Carlos Braz Diniz. São estrelas, flores, animais e vários outros objetos, todos utilizando papel.

Além disso, coletores para o descarte adequado de materiais como papel, vidro, óleo, eletrônicos, entre outros, estão dispostos no hall de entrada do TRF5. A programação inclui, ainda, uma ação de incentivo à leitura: a Estante Solidária saiu temporariamente do 16º andar e está disponível no hall de entrada da Corte, pronta para compartilhar experiências culturais e literárias. Quem tiver um livro em bom estado pode deixar na estante como doação. E quem quiser também pode pegar uma obra. O importante é compartilhar!


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

 Imprimir 

Top