Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

1. A utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe) é obrigatória?

Imagem lápis A Resolução nº 16, de 25 de abril de 2012, do TRF 5ª Região, determinou que será adotado com exclusividade o PJe para a propositura e tramitação das ações incluídas na classe “Procedimento Ordinário”, bem assim de seus incidentes processuais e ações conexas, na Justiça Federal da 5ª Região, primeiramente nas capitais, de acordo com o cronograma nela disposto. Também de acordo com a Resolução, os recursos interpostos contra decisões tomadas em processos eletrônicos deverão ser, obrigatoriamente, eletrônicos. Para as demais ações cíveis, o uso do PJe permanecerá facultativo.

A obrigatoriedade será implementada nas capitais, de acordo com o cronograma a seguir:

I. 04/06 – Recife;

II. 06/08 – Maceió;

III. 20/08 – Fortaleza;

IV. 01º/10 – Aracaju;

V. 15/10 – João Pessoa;

VI. 29/10 – Natal.

Por fim, uma vez escolhida a tramitação eletrônica, ela será utilizada obrigatoriamente durante todo o restante do processo, inclusive pela parte ré e seus advogados, assim como por membros do Ministério Público, peritos etc., ou seja, por todos aqueles que atuarem no processo.

 

2. O que acontecerá com os processos físicos que já estão em andamento?

Imagem lápis Continuarão tramitando fisicamente. O PJe receberá apenas processos novos.

 

3. Todas as ações poderão ser apresentadas através do PJe?

Imagem lápis Pelo menos nessa primeira etapa, não poderão ser ajuizadas ações criminais, execuções fiscais e feitos dos Juizados Especiais Federais. Estes últimos continuarão tramitando no sistema virtual.

 

4. Como faço para obter um certificado digital?

Imagem lápis Acesse o sítio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ITI:

http://www.iti.gov.br/index.php/certificacao-digital/como-obter

Neste sitio estão informações detalhadas sobre o processo de aquisição.

 

5. O TRF5 fornece certificado digital?

Imagem lápis Não, o TRF5 não fornece certificado digital.

 

6. O TRF5 recomenda alguma autoridade certificadora (AC)?

Imagem lápis Não, o TRF5 não recomenda nenhuma AC. Acesse o sítio do ITI para mais informações a respeito das entidades vinculadas a ICP-BRASIL:

http://www.iti.gov.br/index.php/certificacao-digital/autoridades-certificadoras

 

7. Qual o tipo de certificado que posso utilizar?

Imagem lápis Qualquer certificado registrado em nome de pessoa física, baseado na ICP-Brasil (tipo A3).

 

8. Para peticionar basta ter um certificado digital?

Imagem lápis Não. Além de ter em mãos o certificado digital, é necessário o cadastro no sistema PJe. Caso seja um procurador gestor ou servidor da Justiça Federal da 5ª Região, o cadastramento deverá ser realizado na Seção Judiciária por um funcionário competente. Para o advogado, o cadastro é realizado através do link https://pje.trf5.jus.br/pje/PessoaAdvogado/avisoCadastro.seam.

 

9. Quais softwares necessários para acesso ao sistema PJe?

Imagem lápis As informações dos requisitos do sistema PJe estão disponíveis no Portal do TRF5 (http://www.trf5.jus.br/), no item “Passos a serem observados para utilização do Sistema PJe”, no endereço eletrônico a seguir:

http://www.trf5.jus.br/index.php?option=com_content view=article id=476 Itemid=403

 

10. Quais os sistemas operacionais que posso utilizar?

Imagem lápis Os Sistemas Operacionais Windows XP, Windows Vista, Windows 7 (Seven) 32 bits.

 

11. Quais os navegadores que posso utilizar?

Imagem lápis Apenas o navegador Mozilla Firefox está homologado (17.0.4 ESR).

 

12. Estou cadastrado no sistema PJe do TRF5, porém não consigo acessar as demais seções judiciárias. Qual o motivo?

Imagem lápis Após o advogado realizar o cadastro no sistema PJe, seus dados serão replicados para as demais seções judiciárias. Entretanto, o advogado deverá esperar até 1 (uma) hora para acessar as seções.

 

13. Sou advogado e mesmo informando meu CEP no cadastro de Advogado, não encontro meu endereço. Por que motivo ocorre isso?

Imagem lápis Isso ocorre por dois motivos: Primeiro motivo, o CEP informado não está cadastrado no PJe do TRF5. Segundo motivo, o CEP pode está cadastrado com outro logradouro no site dos correios http://www.correios.com.br.Sendo assim, o servidor responsável do TRF5 ou administrador da aplicação terá atribuição de resolver a solicitação, bem como poderá ter a necessidade de cadastrar o endereço conforme site dos correios.

 

14. Como é realizada a validação do cadastro do Advogado?

Imagem lápis Com os dados do CPF do advogado o sistema realiza duas validações: na OAB e na Receita Federal. Na consulta realizada na OAB, o sistema PJE compara se os dados do advogado (nome e numero da OAB) presente no cartão e o numero da OAB presente no formulário estão vinculados ao cadastro na OAB. Na receita, compara se os dados do advogado (nome e data de nascimento) através do CPF informado. Caso os dados informados passem na validação na OAB e Receita Federal, o cadastro inserido estará com o status ativo, permitindo ao advogado o acesso ao sistema.

 

15. Aconteceu inconsistência na validação do cadastro do Advogado. O que fazer?

Imagem lápis Caso haja inconsistência nas informações inseridas, o advogado deverá clicar em Sim, confirmando a inconsistência. Depois deverá apresentar à seção judiciária os documentos que comprovem as informações cadastradas para que haja verificação da autenticidade dos documentos e ativação do cadastro.

 

16. Como devemos cadastrar os Procuradores Gestores e Procuradores?

Imagem lápis O cadastro do Procurador Gestor, ou simplesmente Gestor, é realizado por um servidor competente da seção judiciária. Após o Gestor ser cadastrado no sistema PJE, o mesmo fica responsável por cadastrar os demais procuradores. Contudo, antes de realizar o cadastro de um procurador, deverá ser observado se as Procuradorias estão cadastradas. Pois, o cadastro do procurador é vinculado à Procuradoria, assim podendo ser configurado para defender uma ou mais entidades (nas diversas entidades que a procuradoria defende).

 

17. Qual o formato e o tamanho máximo a serem utilizados para anexar os arquivos ao processo?

Imagem lápis Poderão ser anexados documentos no formato PDF (Portable Document Format), ou seja, com a extensão *.pdf. O tamanho máximo de cada arquivo é 1.5 MB (megabyte).

 

18. Se os anexos têm um tamanho muito grande, o que devo fazer?

Imagem lápis Em caso de documentos digitalizados, utilizar baixa resolução - 200 dpi/ppp (dots per inch/pontos por polegada) - em preto e branco. Recomendamos utilizar arquivos PDF e evitar o uso de imagens de fundo, logomarcas e brasões.

 

19. Ao tentar acessar o sistema PJE ocorre a seguinte mensagem: "Could not create the java virtual machine". O que devo fazer?

Imagem lápis Verificar se o computador possui os requisitos do sistema necessários, em especial, a quantidade de memória exigida. Os requisitos do sistema estão disponíveis no Portal do TRF5 (http://www.trf5.jus.br/), no item “Passos a serem observados para utilização do Sistema PJe”, no endereço eletrônico a seguir:

http://www.trf5.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=476&Itemid=403

 

20. Ao tentar acessar o sistema ocorre a seguinte mensagem: "Erro no processo de cadastro.java.io.IOException: Error writing to server.”. O que devo fazer?

Imagem lápis Este problema é ocasionado, em regra, pela baixa velocidade de conexão que possui com a internet.

 

21. Qual o canal de atendimento para contato com o suporte ao sistema PJe?

Imagem lápis Utilizar o e-mail https://atendimentopje.trf5.jus.br (encaminhando a descrição detalhada da sugestão, dúvida ou comentário) ou entrar em contato pelos telefones do Suporte PJe (INFOX) 81 3425-9241.

 

22. Porque o botão "entrar" não é exibido na tela inicial para acessar sistema PJe?

Imagem lápis Este problema é ocasionado pelas seguintes situações:

1. O programa Java não está instalado na máquina:

  • Verificar se o computador possui os requisitos do sistema necessários. Os requisitos do sistema estão disponíveis no Portal do TRF5 (http://www.trf5.jus.br/), no item “Passos a serem observados para utilização do Sistema PJe”, no endereço eletrônico a seguir:

http://www.trf5.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=476&Itemid=403

2. O programa Java está instalado mas o problema persiste:

  • Abrir o Mozila Firefox e seguir o seguinte caminho: “menu ferramentas -> opções -> gerenciar complementos”. Caso algum item da lista relacionado ao Java esteja desabilitado ative-o e reinicie o Navegador.

 

Canais de Atendimento para Suporte PJe:

  • Utilize o portal https://atendimentopje.trf5.jus.br (Manual de utilização da ferramenta clique aqui) para encaminhar sugestões, dúvidas, comentários etc.
  • Contato Primeiro Grau : (081) 3425.9241
  • Contato Segundo Grau : (081) 3425.9920

 

Informações atualizadas pela Secretaria Judiciária.
Dúvidas ou sugestões, fone (81) 3425-9502.

Top