• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • NAS incentiva campanhas sobre autismo e saúde no ambiente de trabalho
    Última atualização: 16/04/2024 às 14:39:00



    Neste mês de abril, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, através do Núcleo de Assistência à Saúde (NAS), abraça duas campanhas importantes, fundamentais para a promoção da segurança no ambiente de trabalho e para a construção de uma sociedade inclusiva. São elas: o Abril Verde, dedicada à conscientização sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho, e o Abril Azul, voltada para o autismo. Confira abaixo texto elaborado pelo NAS sobre as campanhas.  

    Unidos pela Saúde e Inclusão: Abril Verde e Azul 

    Abril é um mês de significativa conscientização com a união de duas campanhas vitais: o Abril Verde e o Abril Azul. Ambas têm o propósito de nos educar e motivar a promover um ambiente de trabalho mais seguro e uma sociedade mais inclusiva. 

    O Abril Verde é dedicado à saúde e segurança no ambiente de trabalho. Este mês nos chama a refletir sobre nossas práticas cotidianas, reforçando o compromisso com a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. É uma oportunidade para cada um de nós revisar nossas atitudes e comportamentos, assegurando que todos possam desempenhar suas funções em um local seguro e protegido. Conforme os termos da Norma Regulamentadora – NR 26, verde é a cor oficial da segurança, sendo recomendado seu uso nos locais de trabalho para prevenção de acidentes e, por isso, foi adotada como a cor oficial da campanha. 

    Paralelamente, o Abril Azul destaca a conscientização sobre o autismo, um esforço para aumentar a compreensão e a aceitação das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Promover a inclusão e cultivar um ambiente de empatia e respeito mútuo são essenciais para apoiar a diversidade em todas as suas formas. No TEA, o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio para as pessoas, auxiliando em situações em que o paciente apresenta alguma sobrecarga sensorial. Outro fator relacionado à cor é a maior prevalência do diagnóstico em indivíduos do sexo masculino. 

    Este texto é projetado para servir como um recurso informativo e inspirador. Encorajamos cada um a ler, refletir e integrar essas importantes mensagens em sua rotina de trabalho. Ao fazermos isso, cada servidor(a) pode contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro e uma comunidade mais compreensiva e acolhedora. 

    Unidos, podemos fazer grandes avanços tanto na promoção da saúde e segurança no trabalho quanto na inclusão de pessoas com autismo. Vamos juntos cultivar um ambiente de trabalho que valorize a segurança e a inclusão, reforçando nosso compromisso com o bem-estar de todos. 


    Por: Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5





    Mapa do site