• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • JFAL promove eventos para expandir uso de ferramentas de Tecnologia da Informação da 5ª Região
    Última atualização: 10/04/2024 às 19:09:00



    A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) se prepara para sediar um evento de extrema importância na modernização de seus processos judiciais. A Seccional realiza, no próximo dia 22 de abril, um treinamento presencial para diretores de Secretaria, focado no uso das ferramentas em Tecnologia da Informação (TI), ocasião na qual ocorrerá o lançamento da ferramenta Cassandra. O sistema foi desenvolvido no âmbito da Residência em TI, com a finalidade de automatizar atividades de expedição de Requisitórios. Além disso, no dia 26/04, será realizado um webinar de divulgação de todos os produtos da Residência em TI da JFAL, através da plataforma Zoom.

    O objetivo da programação é oferecer orientações detalhadas sobre o uso das ferramentas e apresentar uma visão abrangente dos produtos modernizadores desenvolvidos na Seção Judiciária de Alagoas. Além disso, será um dos fios condutores a expansão do Cassandra, produto criado a partir de uma colaboração com o Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, e que promete o aumento de produtividade em até 50% nas expedições de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e precatórios emitidos pela corte.

    Mais celeridade

    O diretor da Secretaria da 3ª Vara, Gunnar Dorneles Trennepohl, enfatiza que o uso do Cassandra, bem como das ferramentas desenvolvidas pela residência, afeta diretamente as atividades no judiciário. “Todos os produtos desenvolvidos pela residência têm a intenção de dar celeridade e efetividade à prestação jurisdicional. O Cassandra surgiu de um trabalho conjunto com o nosso Tribunal, ouvindo as necessidades e sugestões de diversos diretores de Secretaria, otimizando ainda mais a ferramenta para cumprir seu objetivo. Graças ao êxito do Cassandra, estaremos expandindo para todas as unidades que utilizam o PJE 2.x”, explicou Trennepohl.

    Para além de um case dos produtos, tanto o webinar quanto o treinamento irão designar um norte para novas atividades, como explica a diretora-geral do TRF5, Telma Motta. “A JFAL e a Residência em TI foram muito felizes na elaboração e na escolha dos produtos a serem trabalhados. A ideia desse encontro é que as Varas de JEFs [Juizados Especiais Federais], que estão testando as ferramentas para a implementação, deem também seu feedback. Esse encontro tem como objetivo ouvir, buscar melhorias e idealizar novos projetos. À medida que vamos fazendo as ações, com a demanda, outras ideias vão surgindo. É uma troca de ideias para formular novas medidas”, disse a diretora.

    Ela acrescentou, também, que as ferramentas da Seção Judiciária de Alagoas dão um passo ainda mais largo na modernização de toda a 5ª Região. “Com o apoio do TI do tribunal, a residência em TI da JFAL desenvolveu ainda mais essa ferramenta já pensada por eles [Cassandra]. Além do Cassandra, a juntada de documentos nos nossos sistemas, com o Clique Junte, é um ganho incrível. São várias ferramentas que a JFAL vem elaborando e só tem a agregar valor e agilização”, concluiu.

    Residência em TI

    Até agora, os produtos da Residência em TI já geraram um impacto econômico de mais de R$ 5 milhões, assim como mais de 55 mil horas de trabalho poupadas pelos servidores, que foram convertidas no exercício de outras atribuições.

    A residência em Desenvolvimento de Sistemas e Inteligência Artificial é uma parceria entre a JFAL e o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O objetivo da residência é agregar valor à Justiça Federal e à sociedade, com produtos inovadores que garantam uma prestação jurisdicional mais célere, mais eficiente e de melhor qualidade.

    Mais informações sobre as ferramentas da Residência, bem como suas métricas, estão disponíveis no site residencia.jfal.jus.br . 

     


    Por: Secom/JFAL





    Mapa do site