• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Descontração marca palestra de Marcelo Navarro em homenagem aos 35 anos do TRF5
    Última atualização: 04/04/2024 às 20:58:00



    Você sabia que as primeiras provas de concurso para juiz federal da 5ª Região eram impressas em mimeógrafo e que, no afã de preservar o sigilo das questões, um dos desembargadores federais quase causa um acidente, ao atear fogo no molde original das provas? Essas e outras histórias fizeram parte da palestra “Casos e causos do TRF5”, proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-integrante do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas. 

    O evento, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (04/04), na Sala Capibaribe, fez parte das comemorações do aniversário de 35 anos de instalação do TRF5 e reuniu autoridades judiciárias, magistrados, membros do Ministério Público e servidores do Órgão. 

    Em clima de descontração, Ribeiro Dantas falou sobre sua trajetória na Corte e conseguiu tirar boas risadas da plateia, revelando histórias de bastidores da Justiça, sem esquecer, porém, de homenagear magistrados e servidores que fizeram parte da História do TRF5, a exemplo dos desembargadores federais que, segundo ele, tão bem o receberam no Tribunal, à época de sua nomeação. 

    Nomes como os dos desembargadores federais Ridalvo Costa, Araken Mariz, José Augusto Delgado, Castro Meira, Petrucio Ferreira, Lázaro Guimarães, Francisco Falcão, Francisco Queiroz, Gurgel de farias, Paulo Roberto Oliveira, Francisco Wildo, Manoel Erhardt, Rogério Fialho, Francisco Barros, Edilson Nobre e da desembargadora federal emérita Margarida Cantarelli, foram lembrados e homenageados pelo palestrante, que ressaltou também a importância dos servidores e servidoras da Corte, chegando a se emocionar. 

    O ministro destacou, ainda, a importância do TRF5 para a Justiça Federal e do ambiente salutar que sempre encontrou no Tribunal. Ao encerrar a palestra, Navarro citou um trecho do livro O Crime de Kolymbetra, do autor italiano Gaetano Savatteri: “O tempo não vale nada, porque aqui todos parecem ser eternos”, concluiu.

    Mesa de honra

    Compuseram a mesa de honra do evento o presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga; a presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministra Maria Thereza, e o vice-presidente do STJ e do CJF, ministro Og Fernandes.

    Estiveram presentes ao evento a vice-presidente do TRF5, desembargadora federal Germana Moraes; o desembargador federal emérito Lázaro Guimarães; a desembargadora emérita Margarida Cantarelli; o corregedor-regional da 5ª Região, Leonardo Carvalho; os desembargadores federais Paulo Roberto de Oliveira Lima (decano da Corte), Paulo Cordeiro, Manoel Erhardt, Rogério Fialho, Edilson Nobre, Roberto Machado, Élio Siqueira, Rubens Canuto, Leonardo Resende e Edvaldo Batista; as desembargadoras federais Joana Carolina e Cibele Benevides; o desembargador federal do TRF6, André Prado Vasconcelos; o juiz federal auxiliar da Presidência do TRF5, Alcides Saldanha; o juiz federal auxiliar da Corregedoria Regional, Bruno Carrá; o subprocurador da República Joaquim Dias; o presidente da Associação dos Juízes Federais (Renajufe), juiz federal Diego Guimarães, e o juiz federal Agapito Machado.

    Ao final do encontro, a ministra Maria Thereza ressaltou o trabalho do ministro Ribeiro Dantas e sua desenvoltura na palestra, animando a todos na plateia. 

     


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site