Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

Covid-19: NAS informa como cumprir as normas do TRF5

17/03/2020 às 12:36:00

Considerando o quadro atual de pandemia do coronavírus (COVID-19) e diante da necessidade de normatizar os fluxos referentes ao ato da Presidência do Tribunal Regional Federal da 5a Região- TRF5 nº 101/2020, que trata de medidas preventivas de combate à doença, o Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5 publicou um documento com uma série de orientações técnicas para facilitar o cumprimento das normas e reduzir a propagação da doença. Confira:

1. LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE:

Conforme Ato da Presidência n° 101/2020, a Licença para Tratamento de Saúde (LTS) será concedida para casos sintomáticos respiratórios, por telefone, em contato com um médico do NAS, que a registrará em prontuário. O servidor, como de rotina, fará a solicitação da LTS via  SEI.

OBS: Terceirizados devem receber LTS de forma semelhante aos servidores, não comparecendo ao TRF5 quando com sintomas gripais.

TELETRABALHO:

Períodos: 

Por 7 dias:

- Assintomático respiratório, que teve contato com caso suspeito ou provável de Covid-19;

- Histórico de viagem internacional ou para cidades no Brasil com transmissão comunitária de Sars-COV-2;

- Contato domiciliar com pessoas que chegaram de viagem internacional ou cidades no Brasil com transmissão comunitária de Sars-COV-2 e que não desenvolveram sintomas respiratórios.

Por 14 dias:

- Assintomáticos respiratórios com contato com casos confirmados de Covid-19. 

Até 31/05/2020:

- Maiores de 60 anos;

- Portadores de doenças crônicas: diabetes, HAS, cardiopatias, pneumopatias, cardiopatias, uso de imunossupressores e outros casos a serem considerados individualmente.
   
Fluxo:

Em todas as hipóteses acima, a solicitação de teletrabalho deverá ser requerida pelo SEI, enviada para a chefia imediata e, posteriormente, para o NAS. Nos casos de histórico de viagem internacional e maiores de 60 anos, não há necessidade de realizar contato com o NAS, podendo ser deliberados pela chefia imediata.

Observações:

1. Os prazos supracitados serão reavaliados de acordo com a evolução da pandemia.

2. A finalidade da indicação do teletrabalho nos casos acima é o isolamento domiciliar.

3. A comprovação da doença crônica deverá ser encaminhada ao NAS através do email atestados.saude@trf5.jus.br (laudo do médico assistente). Nos casos em que o servidor houver realizado o exame periódico de saúde no TRF5, havendo informações atualizadas em prontuário, os médicos poderão dispensar o laudo do médico assistente.


 3. OUTRAS CONSIDERAÇÕES:

 - Diante da sobrecarga do setor médico:

a) Os atendimentos eletivos ficarão suspensos até normalização da demanda;

 b) Dúvidas sobre a Covid-19 e que não estejam relacionadas aos tópicos acima devem ser esclarecidas  pelo telessaúde do Ministério da Saúde,  através do telefone 136.

- Seguindo os protocolos de segurança internacionais sobre o tema, assim como as orientações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Infectologia, o NAS entende que pessoas com sintomas visíveis de doença respiratória não deverão ter acesso liberado ao TRF5, Seção ou Subseção Judiciária. O encaminhamento desses indivíduos ao setor de saúde do órgão do Judiciário aumenta o risco de contaminação do ambiente e disseminação da doença.

Confira o fluxo de solicitação de teletrabalho


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

 Imprimir 

Top