Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

TRF5 é convidado a implantar pioneiramente o SEEU na Justiça Federal

13/03/2019 às 20:18:00

Representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentaram, na tarde desta quarta-feira (13/03), o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) ao presidente do Tribunal Regional Federal da 5º Região – TRF5, desembargador federal Manoel de Oliveira Erhardt, e ao corregedor-regional, desembargador federal Paulo Machado Cordeiro. No encontro, realizado no gabinete da Presidência, o secretário geral do Conselho, o desembargador Carlos Vieira Von Adamek, anunciou o convite para que o TRF5 implante o sistema pioneiramente na Justiça Federal.

“A pedido do presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, viemos propor uma parceria com o TRF5 para implantar o SEEU, que já vem sendo usado pelo Judiciário Estadual nas varas de execução penal. Estamos nacionalizando esse sistema e gostaríamos de ter dentro da mesma plataforma a Justiça Federal. Pretendemos começar pelo TRF5, que já é um grande parceiro no sistema PJe”, declarou o secretário geral do CNJ, o desembargador Carlos Vieira Von Adamek. Ele estava acompanhado pelo juiz auxiliar da Presidência do Conselho, Luíz Lanfredi.

“Há total disponibilidade e interesse da Presidência e, certamente, da futura gestão deste Tribunal em aderir ao uso desse novo sistema, que é muito importante e útil. Ficaríamos muito satisfeitos em ter essa primazia”, afirmou o presidente do TRF5, desembargador federal Manoel Erhardt. A primeira unidade a receber o sistema poderá ser a Seção Judiciária do Rio Grande do Norte com o apoio da Corregedoria Regional e da Subsecretaria de Tecnologia da Informação. Concluída a fase de testes e ajustes, o CNJ convidará o TRF5 para formalizar um convênio sobre o uso do SEEU em Brasília (DF).

Também participaram da reunião no gabinete a juíza auxiliar da Presidência do TRF5, Joana Carolina Lins Pereira, os juízes federais Walter Nunes, Bruno Teixeira e Carolina Malta, e a diretora da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Fernanda Montenegro.

Gestão em tempo real - O SEEU permite que, por meio de um computador ou smartphone, os próprios juízes das varas de Execuções Penais recebam, automaticamente, avisos em relação aos prazos para concessão dos benefícios a que os sentenciados têm direito, de acordo com a legislação penal. Os presos, portanto, podem ter a progressão de regime quase em tempo real. O sistema também está integrado aos Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0) e ao Banco Nacional de Execução Pena do CNJ, o que agiliza e automatiza o preenchimento de decisões, despachos e outras peças.

“O sistema cumpre simultaneamente três funções: qualifica o trabalho de magistrados e servidores, uniformiza o trâmite da execução penal em todo o país e garante celeridade e o devido cumprimento da pena, evitando prolongamentos desnecessários e facilitando a concessão de direitos previstos em lei.”, destaca o coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do CNJ, juiz auxiliar da Presidência Luís Geraldo Santana Lanfredi.


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

 Imprimir 

Top