Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

TRF5 comemora 30 anos de existência

12/03/2019 às 18:45:00

Inauguração do Memorial do TRF5 e homenagens marcarão a data

Trinta anos promovendo justiça, igualdade e cidadania. Em 30 de março de 2019, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 comemora 30 anos de instalação, pautados na missão de garantir à sociedade uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva.  Para celebrar a data, o TRF5 elaborou uma programação especial, que contará com homenagens a magistrados e servidores que ajudaram a construir a história do Tribunal e a inauguração de um espaço destinado à guarda e preservação da memória da instituição. As atividades para festejar as três décadas de existência serão realizadas no próximo dia 18, no Pleno do TRF5, a partir das 16h30.

Serão homenageados os 10 juízes federais integrantes da primeira composição do TRF5 e outros 81 servidores que tomaram posse e tiveram exercício iniciado no ano de 1989 e ainda mantêm vínculo com a Corte. Os magistrados receberão uma placa comemorativa e os servidores terão os nomes aclamados durante a solenidade e inscritos em placa confeccionada especialmente para a ocasião. 

Após a sessão solene de homenagens, será inaugurado o Memorial do TRF5, que será aberto ao público. O espaço conta com uma linha do tempo, fotos e ambientes virtuais e interativos, que trazem fatos e personalidades que marcaram a história da Corte. A programação também contará com o lançamento de um Selo Comemorativo aos 30 anos do TRF5 e uma apresentação da Orquestra Criança Cidadã.

História - Fundado em 1989, cumprindo determinação da Constituição Federal de 1988, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 foi inaugurado junto com os outros TRFs do País, compreendendo em sua jurisdição os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe. Aqui foram tomadas decisões inéditas e emblemáticas, como a da desembargadora federal emérita Margarida Cantarelli, que se antecipou em 10 anos (2001) ao julgado do Supremo Tribunal Federal (STF) no reconhecimento do direito à pensão por morte para companheiro homossexual. Em 2012, também se adiantando ao entendimento do STF, o desembargador federal Manoel Erhardt, hoje presidente do TRF5, deu o voto oral que decidiu pela constitucionalidade do sistema de cotas para negros na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Destaque também para a decisão do desembargador federal Élio Wanderley de Siqueira Filho que, em 2013, proferiu decisão que reconheceu o direito ao benefício previdenciário para o companheiro de um sargento do Exército brasileiro.

Ao comemorar 30 anos, o TRF5 olha para trás planejando o futuro. Caminhar lado a lado com as inovações tecnológicas, sem deixar de garantir a qualidade da prestação jurisdicional, tem sido um grande desafio para o Tribunal, que, se adequando às restrições, tanto orçamentárias quanto de pessoal, vem numa busca constante pela modernização das ferramentas de trabalho. Dessa forma, criou, nos últimos anos, projetos como o PJe Mobile, o sistema Busca Fácil (de Jurisprudência) e o Gestão na Ponta dos Dedos.

Não à toa, o TRF5 é considerado um dos tribunais mais eficientes do País pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os dados confirmam: desde 2010, vem se destacando nas áreas de gestão e jurisdição, segundo o Relatório Justiça em Números, tendo sido agraciado, em 2016, com o Selo Justiça em Números, categoria Diamante, durante o X Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Brasília – o único Tribunal do seu segmento a conquistar o tal Selo.

SERVIÇO

Dia 18, a partir das 16h30
- Sessão solene de homenagens, no salão do Pleno
- Lançamento do selo e carimbo comemorativos pelos Correios e Telégrafos
- Apresentação da Orquestra Criança Cidadã
- Pronunciamento do presidente do TRF5, desembargador federal Manoel de Oliveira Erhardt
- Inauguração do Memorial do TRF5, no Térreo


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

 Imprimir 

Top