Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

Com dezenas de espécies de árvores, TRF5 valoriza área verde no Recife Antigo

20/09/2019 às 17:45:00

Palmeira Imperial, Pau-Brasil e Ipê-Rosa são alguns tipos encontrados no jardim da Corte

Diante de rotinas agitadas, metas a cumprir, desafios a superar e correrias do dia a dia,  as árvores que estão em nosso caminho passam despercebidas, embora desde pequenos sejamos ensinados sobre a sua importância e, mesmo que de forma inconsciente, sentimos seus efeitos em nossas vidas. A presença de um espaço verde traz consideráveis melhorias para a estabilidade climática, além de redução da poluição e conservação da biodiversidade. Sob esse aspecto, podemos dizer que o Tribunal Regional Federal da 5° Região - TRF5 tem um papel importante, contribuindo para o equilíbrio ambiental e aumento da qualidade de vida urbana, já que é o local que mais valoriza espaços verdes na área em que está localizado, no Recife Antigo.

As árvores que estão plantadas na área externa do edifício-sede do Tribunal cooperam para aumentar a umidade do ar, produzir oxigênio, reduzir a temperatura, fornecer sombra e abrigo e, também, enriquecer a paisagem e promover o contato com a natureza. São mais de dez espécies de árvores, entre elas Algodão da Praia, Ipê-Rosa, Castanhola, Jasmim Manga, Palmeira Imperial, Pau-Brasil, Macaibeira, Pinheiro, Sombreiro, Tamarindo, Ficus e Mulungu.

Jardineiro no TRF5 há 11 anos, Rogério Ferreira é o responsável pela poda, irrigação e demais cuidados com as árvores do Tribunal. Ele se sente realizado por poder zelar pelo jardim e mantê-lo bem cuidado, transformando o ambiente em um lugar agradável. “Só de olharmos a natureza nos sentimos bem e até esquecemos os problemas do dia a dia”, revela.

Ação - Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), a Seção Socioambiental do TRF5 realizou, ontem (19), uma ação de conscientização sobre a importância da conservação da natureza. Estudantes do 4° ano da Escola do Pilar visitaram o Tribunal e aprenderam sobre o processo de compostagem realizado pela Corte. OS estudantes também plantaram mudas, confeccionaram um painel alusivo à data, conheceram as dependências do TRF5, receberam lanche e recitaram uma poesia em homenagem ao Dia da Árvore.


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

 Imprimir 

Top