Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

Alunos da Escola do Pilar comemoram Dia da Árvore no TRF5

19/09/2019 às 15:50:00

Estudantes plantaram mudas de árvores e confeccionaram painel alusivo à data

Responsabilidade social, preservação do meio ambiente e muita animação. Foi assim a manhã de hoje (19) para 12 alunos do 4ª ano da Escola do Pilar, vizinha ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5. Os estudantes participaram de uma programação especial promovida pelo Tribunal, em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro).

A visita dos jovens à Corte começou com uma apresentação do jardineiro Rogério Ferreira sobre o processo de compostagem realizado pelo Tribunal. Depois de ouvirem as explicações, a turma seguiu para a parte prática da atividade: colocaram “a mão na massa” e plantaram algumas mudas nos jardim do estacionamento do edifício-sede. Maysa Ferreira, 9 anos, compreendeu bem a importância da preservação das árvores . “Elas nos dão oxigênio e frutos para nossa sobrevivência”, explicou.

A programação contou, também, com a confecção de um painel alusivo ao Dia da Árvore,  um trabalho produzido não só pelos jovens estudantes, mas por professoras e servidores que acompanharam as atividades. Para a vice-diretora da escola, Roberta Vasconcelos, a experiência foi bastante produtiva para os alunos. “Estamos trabalhando o tema da alimentação saudável para a nossa Feira de Conhecimentos. Então, está tudo voltado para a questão do meio ambiente, do plantio, do cuidar da natureza para um futuro melhor. E, para nós, é uma honra ter essa parceria com o TRF5”, destacou.

O diretor-geral do TRF5, Edson Santana, conversou com os estudantes e os convidou para uma visita à sala da Diretoria. Santana aproveitou para deixar uma mensagem de incentivo aos jovens. “Aproveitem as oportunidades na escola e foquem nos seus estudos, que é a coisa mais importante. Todos nós passamos por dificuldades, obstáculos, mas temos que batalhar para conseguirmos nossos objetivos”, salientou.

Para finalizar a programação, os alunos receberam um lanche e recitaram uma poesia sobre o tema da árvore, no hall de entrada do Tribunal, junto ao painel elaborado por eles. Para a supervisora da Seção Socioambiental, Laís Rodrigues, a ação foi positiva não só para os estudantes, mas também para o TRF5. “Conseguimos unir duas coisas importantes: reforçar os cuidados com o meio ambiente de forma mais humana, aproveitando o Dia da Árvore para trazer essa temática, e, ao mesmo tempo, trouxemos para perto de nós as crianças do Pilar, que foi a comunidade que o Tribunal adotou, para realizar essa atividade de aprendizagem”.

Distribuição de mudas – Também como parte das ações em comemoração ao Dia da Árvore, a Seção Socioambiental, com apoio do Núcleo de Gestão Documental, disponibilizou para os servidores mudas de plantas no hall de entrada do edifício-sede.


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

 Imprimir 

Top