Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

Estudantes de Timbaúba visitam TRF5 dentro do projeto Aula de Cidadania

12/04/2018 às 16:22:00

O projeto é uma parceria com a Alepe

Cerca de 40 alunos da Escola Estadual Mariana Ferreira Lima, do município de Timbaúba, na Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, visitaram o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 na tarde de hoje (12). A ação faz parte projeto Aula de Cidadania, uma parceria com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para incentivar os jovens a refletirem sobre o conceito de cidadania.

Os estudantes foram recepcionados no Pleno do TRF5, onde assistiram ao vídeo institucional sobre o funcionamento e as atribuições do Tribunal. Em seguida, o presidente da Corte, desembargador federal Manoel Erhardt, saudou os alunos, falando da importância da escola e dos professores. “É preciso valorizar a oportunidade de estudo, sabendo que esse é um dos meios mais legítimos para que vocês conquistem o lugar que merecem. Não podemos também deixar de destacar o trabalho dos professores; é uma missão divina despertar em alguém o interesse pelo conhecimento e encaminhar as pessoas na vida”, afirmou.

Para a gestora da escola, Maria das Neves, a visitação foi um grande aprendizado. “Tenho 40 anos de experiência na área da educação e esse foi um dos momentos mais especiais que vivi. Nossa escola sempre buscou trabalhar com o conceito de cidadania e essa foi uma oportunidade de trazer isso para os alunos”. Em 2016, a escola conquistou o 1º lugar no Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União, na categoria Escola-Cidadã. Na ocasião, os estudantes elaboraram vários trabalhos relacionados aos temas ética e cidadania.

A estudante do 9º ano, Marcelle Holanda, 13, aprovou a experiência. “A aula de hoje foi um aprendizado não só para as atividades escolares, como também para a vida”, assegurou. Já a jovem Júlia Mayra, 13, falou sobre a importância do papel do Judiciário brasileiro: “é uma área muito respeitada, pois defende os direitos do cidadão. Foi uma honra para mim”.


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

 Imprimir 

Top