Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

Servidores participam de palestra sobre migração do regime de previdência

03/07/2018 às 18:32:00

Prazo para decidir pela mudança encerra no próximo dia 28/07

Vários servidores do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 participaram, na tarde desta terça-feira (3), de uma palestra sobre migração do regime de previdência, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal em Pernambuco (Sintrajuf/PE). Os debates foram coordenados pelo servidor da Justiça Federal, pós-graduado em Direito Previdenciário, Gleibson da Silva Lima.
 
Durante o encontro foram abordados diversos temas, como os pontos positivos e negativos da migração, além de simulação de benefício especial. O palestrante também esclareceu alguns aspectos importantes para os servidores que quiserem aderir ao modelo da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público do Poder Judiciário (FUNPRESP-Jud), apresentou simulação de aposentadoria e tabelas de tributação do Imposto de Renda sobre Pessoa Física (IRPF). Para Gleibson, o segredo é variar as formas de investimento. “A palavra-chave é diversificar riscos, porque nenhum modelo é tão bom sozinho”, destacou.
 
O prazo para que os servidores optem ou não pela migração encerra no próximo dia 28/07. Os interessados podem escolher migrar do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que proporciona uma aposentadoria integral ou pela média  remuneratória, para o novo RPPS, que prevê uma aposentadoria limitada ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS/INSS). Vale ressaltar que a mudança de regime é irrevogável e irretratável.
 
Palestra – Na quarta-feira (11), o TRF5 recebe mais uma rodada de debates sobre o tema da migração do regime de previdência. A palestra acontece das 8h às 12h, na Sala Capibaribe, no 1º andar do edifício-sede do Tribunal, e será ministrada pelo Procurador da República Rodrigo Tenório. Dentre os pontos que serão abordados estão: composição da aposentadoria de quem migra, vantagens e desvantagens de aderir ao FUNPRESP-Jud, necessidade de seguro de vida, cálculo do benefício especial e planejamento tributário.


Autor: Divisão de Comunicação Social - comunicacaosocial@trf5.jus.br

 Imprimir 

Top